A logomarca do novo serviço instituído pela Farnesina para os italianos no exterior. (Reprodução)

Dois equipamentos que o Consulado da Itália em Curitiba recebeu, há já alguns dias, para ampliar o serviço de passaportes serão instalados, um em Florianópolis-SC e outro em Londrina-PR, informou em diversos grupos do Facebook o presidente do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ para os dois Estados, Walter Petruzziello. Os equipamentos estavam sendo esperados desde antes das últimas eleições italianas.

A notícia da chegada dos equipamentos “estava sendo guardada” para anúncio durante a assembléia o do órgão neste sábado próximo, convocada para o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, mas foi antecipada depois que Petruzziello cancelou a convocação que já tinha sido feita aos conselheiros dos dois Estados. O cancelamento, segundo informou, se deu devido ao “grande número de justificativas de ausências”, que inviabilizariam a reunião, da qual participaria também a governadora (e candidata) Cida Borghetti, que é também conselheira do órgão. O local escolhido para a reunião já havia suscitado críticas nas redes sociais.

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Os equipamentos , segundo postou Petruzziello, “permitirão a coleta dos dados biométricos dos interessados em obter o passaporte” e “isso evitará que as pessoas do Norte do Paraná e quase toda Santa Catarina” tenha que se “deslocar até Curitiba para obter o passaporte”. Não foi informado ainda se o documento será remetido para entrega local.

Ainda segundo a postagem, “os operadores do sistema encontram-se em treinamento e em breve o consulado divulgará o inicio dos serviços e também da modalidade de agendamento para essas duas localidades”.

Outra informação que estava agendada para a pauta de discussões da assembléia cancelada (não há nova data marcada ainda) refere-se ao sistema “Fast It”, ou seja, um novo serviço de internet instituído pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional através do qual os interessados em todo o mundo devem fazer inscrições e alterações dos dados pessoais no Cadastro Consular e no Aire – ‘Anagrafe Italiani Residenti all’Estero’.

Nem todos os consulados ainda implementaram este serviço, mas o de Curitiba, segundo informou Petruzziello, já colocou o serviço no ar, suspendendo a entrega de formulários como era feito até aqui. “A entrega dos formulários junto ao guichê do consulado não é mais aceita”, está escrito no comunicado.

Nas informações gerais sobre o novo serviço, o consulado de Curitiba informa em português que “o pedido de inscrição no Aire deverá ser apresentado pelos cidadãos italianos, cujas certidões de estado civil (casamento, divórcio, nascimento dos filhos) já tenham sido regularmente transcritos junto ao Comune [município] de competência, através do Portal Fast-it que permite aos usuários registrados que seja comunicado on-line também a alteração de endereço na mesma circunscrição consularconsular, através da nova funcionalidade “comunicazione della variazione di residenza”.

O comunicado informa ainda que “as práticas iniciadas através do “Fast It” podem ser consultadas on-line, por todos os interessados, acessando com o nome de usuário e senha para acompanhar a situação”. “Recomenda-se – acrescenta o comunicado – a utilização dos serviços digitais on line ativos no programa Fast It que permitem um rápido processamento e um monitoramento atualizado das situações de cada usuário”.

No caso de inscrição no Aire, “o primeiro cadastro no registro do Consulado Geral da Itália em Curitiba deverá ser efetuado exclusivamente On-line utilizando o portal “Fast It”. Entretanto, no caso de recadastramento, “o cidadão precedentemente cadastrado junto ao Consulado da Itália em Curitiba e posteriormente cancelado, devido à mudança de endereço para outra circunscrição consular ou por causa de impossibilidade de localização do mesmo, poderá se cadastrar novamente junto a este Consulado utilizando a seguinte modalidade: Correio: por carta simples, registrada ou Sedex – á escolha do interessado – (no campo destinatário deverà constar: “A/C Anagrafe”)”.

Para atualização da inscrição no Aire, como mudança de endereço, a orientação é para que os cidadãos já inscritos no cadastro consular comuniquem “todos os detalhes referentes à nova residência, bem como os dados dos familiares conviventes, exclusivamebnte través do portal “Fast it” ao qual foi adicionada a nova função: la “Comunicazione della variazione della residenza”.

Os comprovantes de residência deverão ser nominais e recentes (até três meses), sendo aceitos “contas de energia elétrica, água, gás, boleto de instituição de ensino no qual conste claramente o endereço, folha de rosto da última declaração do IR; contracheque recente da aposentadoria, certidão expedida pelo cartório eleitoral contendo o endereço do eleitor”. No caso de pessoas casadas, “serão aceitos comprovantes em nome dos cônjuges”.

Os cidadãos italianos já registrados no consulado poderão também fazer consulta de sua ficha cadastral no “novo serviço ¨Visualizzazione della Scheda Anagrafica” que disponibiliza “um resumo dos dados registrados no registro consular, permite ao usuário verificar a exatidão dos dados com a própria situação real”. Se houver divergência no endereço de residência, “o usuário poderá solicitar uma correcção por meio do “Servizio di Variazione Residenza”, através do portal Fast.it”. Mas “no caso de divergência do estado civil, se, por exemplo, entre os nomes da própria família anagráfica não resultem o nome da esposa e/ou dos filhos, será necessário proceder ao registro dos eventuais atos (nascimento, casamento, divórcio) de acordo com as instruções disponíveis na página do Registro Civil.

Para acessar esse serviço, o interessado deve efetuar o cadastro no site Fast .it – Il Portale dei Servizi Consolari (caso ainda não o tenha efetuado anteriormente)” e em seguida “acessar a página “Anagrafe consolare e Aire”, clicar em Visualizzare la propria scheda anagrafica” e seguir as instruções.