CURITIBA – PR – Os associados do Centro Cultural Ítalo-Brasileiro “Comitato Dante Alighieri” de Curitiba-PR, estão sendo convocados para eleger a nova diretoria da entidade para o biênio 2011/2012. A eleição será no dia 16 de novembro, das 14 às 20 horas e os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro do ano que vem. A entidade, há algum tempo presidida por Vittorio Romanelli, é uma das mais antigas e tradicionais escolas de italiano do Paraná e está situada no edifício Dante Alighieri, centro da cidade.
Segundo correspondência que a diretoria enviou a todos os associados, podem concorrer ao pleito os que se inscreverem como candidatos até cinco dias antes das eleições. As chapas, para poderem se inscrever, devem apresentar a subscrição de pelo menos vinte associados em situação regular perante a tesouraria. Sem confirmação oficial ainda, sabe-se que Vittorio Romanelli deve se recandidatar à presidência. A Dante Alighieri é uma entidade reconhecida como de utilidade pública tanto no âmbito estadual (Lei 8.694, de 30/12/1987), quando municipal (Lei 13.108, de 17/03/2009.

Na edição número 138 (junho) da revista Insieme publicamos o seguinte texto sobre a sociedade:

PATROCINANDO SUA LEITURA

DANTE ALIGHIERI SESSENTÃO – CENTRO CULTURAL REÚNE ASSOCIADOS PARA COMEMORAR OUTRO ANO
Oficialmente, 60 anos. Extra-oficialmente e, de fato, mais de um século de existência difundindo cultura e  língua italiana em Curitiba e no Estado do Paraná. Este é o Centro Cultural Ítalo-Brasileiro Comitato Dante Alighieri que, na noite de 21 de maio, abriu suas portas para um jantar comemorativo a mais um ano de funcionamento. Lá estavam boa parte de seu quadro social e alguns convidados especiais que, ao final da festa, aplaudiram, como ocorre em qualquer aniversário, o corte do bolo. Aliás, três bolos. Sob o comando do presidente Vittorio Romanelli, comendador, que às vésperas de outra eleição demonstra a mesma vitalidade do início, tudo correu em clima de confraternização entre velhos amigos até depois da meia-noite. A Dante Alighieri de Curitiba, como é conhecida a vetusta sociedade instalada no número 15 da Rua Westphalen, na área central de Curitiba, é uma das 10 escolas de italiano que operam no Brasil sob o reconhecimento da matriz – a Società Dante Alighieri, fundada em 1889, em Roma, sob inspiração de um grupo de intelectuais comandados por Giosuè Carducci, com a finalidade única de difundir a língua de Dante. As demais cidades brasileiras  ligadas à DA de Roma são João Pessoa, Maceió, Nova Fraiburgo, Olímpia, Recife, Blumenau, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Presente em mais de 80 países ao redor do mundo, a DA constitui uma grande rede com mais de 450 escolas, a partir das 101 que funcionam em território italiano – número que é superado na Argentina, com 126 escolas filiadas. França (28)  e Suíça (19) aparecem em segundo plano, vindo depois Finlândia (13), Reino Unido (13) e Austrália (11). Há duas escolas da Dante Alighieri no Japão e  duas na China, enquanto Cuba, Tailândia e Casaquistão são três dos 38 países em que pelo menos uma escola filiada à DA de Roma ensina a língua de Dante. Boa parte das escolas da rede constituem também Centros Plida (Projeto Língua Italiana Dante Alighieri) – isto é, com capacidade para emitir certidões de qualidade sobre a língua italiana, com o mesmo valor de Roma. Além da Dante Alighieri de Curitiba, os outros Centros Plida no Brasil estão em Nova Friburgo-RJ,  Recife-PE e Maceió-AL.