Celeiro de Novos Talentos

0
44

u Belo Horizonte – Rede Fiat de Cidadania leva aos jovens da comunidade do Jardim Teresópolis oportunidades de conhecimento e desenvolvimento cultural

 

Grande expectativa. Esse é o sentimento dos 30 jovens que irão participar da segunda oficina de audiovisual do projeto Cine Jardim, promovido pela Rede Fiat de Cidadania no Jardim Teresópolis, comunidade do entorno da fábrica da Fiat, em Betim. Desta vez, os jovens participantes com idades entre 12 e 18 anos aprenderão técnicas cinematográficas para produção de curtas-metragens de ficção e documentários. A oficina acontecerá entre os dias 18 e 22 de junho, de 13 às 17h, na Secretaria de Assistência Social de Betim (Semas).

 

O grupo carioca Nós do Morro vai ministrar a oficina aos jovens do Jardim Teresópolis. O grupo é coordenado pela diretora cinematográfica Luciana Bezerra. O Nós no Morro, que tem 20 anos de experiência em formação de artistas-cidadãos, irá levar ao Jardim Teresópolis sua vivência e conhecimento para compartilhar e despertar idéias novas nos jovens. “Nosso objetivo é desmistificar o audiovisual”, diz Luciana sobre a produção cinematográfica feita por jovens carentes. Para ela, a maior alegria é perceber a mudança de visão dos participantes. “Quando chegam, eles olham como se fosse impossível e depois descobrem que não é!”

 

O cenário será de produção integral dos participantes da oficina de audiovisual, assim como os roteiros dos curtas-metragens. Os próprios jovens irão realizar as filmagens por meio de câmeras digitais de mini DV. “A idéia é oferecer o infinito a eles, para que possam despertar idéias” afirma Luciana Bezerra.

 

“O resultado da interação dos jovens com as técnicas cinematográficas vai além do curta produzido. Com o Cine Jardim e as oficinas de audiovisual, os meninos têm oportunidade de aprender na prática algo que pode vir a se tornar profissão” explica Marco Antônio Lage, diretor de Comunicação Corporativa da Fiat Automóveis e idealizador do projeto Cine Jardim. Para ele, o cinema é uma arte capaz de proporcionar desenvolvimento sociocultural e de gerar emprego e renda.

 

O projeto Cine Jardim é uma ação do programa social Árvore da Vida, realizado pela Rede Fiat de Cidadania desde 2004, no Jardim Teresópolis, comunidade do entorno da fábrica da Fiat, em Betim. Durante todo o ano de 2007, o Cine Jardim, lançado em março, vem promovendo sessões de cinema, debates com artistas e oficinas de audiovisual para toda a comunidade do bairro. A exibição das sessões de cinema e a realização de oficinas irão se alternar mês a mês, até dezembro. A primeira oficina de cinema, realizada em abril, gerou dois curtas-metragens produzidos por 26 jovens da comunidade que utilizaram a técnica de animação Stop Motion com um cenário feito de papel, papelão e massa de modelar.

 

 

Programa Árvore da Vida

 

Há três anos, o programa Árvore da Vida intervém no Jardim Teresópolis, um dos bairros mais carentes da cidade de Betim (MG). Desde o início, o desafio é resgatar os jovens vulneráveis dos diversos problemas sociais da comunidade. Hoje, o programa já conta com mais de 1.600 crianças, jovens e adultos beneficiados com atividades de música, dança, esportes, capacitação profissional e geração de renda.

 

Ao fortalecer a estrutura já existente no bairro, o Árvore da Vida cria condições para se tornar sustentável ao longo do tempo, apoiado nos próprios membros da comunidade. Com essa atitude, a Fiat reafirma seu compromisso com a comunidade em uma relação que vai além dos muros da fábrica.