Curitiba comemora o Dia do Design Italiano no Mundo com palestra nesta segunda-feira

603
Detalhe extraído de "Florence Institute of Design International." Contact US

Curitiba e mais seis cidades brasileiras comemoram na próxima segunda-feira (dia 12) o Dia do Design Italiano no Mundo. O evento terá palestras de grandes designers italianos e brasileiros, numa promoção do governo Italiano, através do Ministério das Relações Exteriores, executada pelos consulados locais, segundo informação distribuída pela CWeA Comunicação, do Rio de Janeiro.

Em Curitiba haverá palestra de Manolo de Giorgi, arquiteto italiano formado pelo Politécnico de Milão, em evento marcado para o Paço da Liberdade. Com a presença do cônsul geral Raffaele Festa, do prefeito da cidade, Rafael Greca de Macedo, entre outras autoridades e convidados, o evento tem início às 10 horas.

A primeira versão do Dia do Design Italiano no Mundo ocorreu no no ano passado, com o objetivo de levar o design italiano a 100 cidades ao redor do mundo, através de embaixadas e consulados. Em toto o Brasil, a programação está sendo coordenada pelo IED Rio (Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro), e abrange eventos em várias capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília.

Iniciada em 1º de março, no Rio, a programação continuará até abril, com comemoração especial na Embaixada da Itália, em Brasília e tem como tema principal o design e a sustentabilidade, com foco em casos de sucesso do design sustentável de grande impacto. O evento evidencia o papel do Made in Italy e sua função de embaixador da cultura material e imaterial da Itália no mundo.

Os eventos programados pelo governo italiano são os seguintes: além desta de Curitiba, no dia 12: No dia 15 de março, uma palestra sobre design e sustentabilidade será dada por Christian Ullmann, na cidade do Recife, em Pernambuco, às 17h, na presença do cônsul no Recife, Gabor de Zagon; no dia 20 de março, em Porto Alegre, na Universidade Católica do Rio Grande do Sul, às 19h, com a palestra de Flavia Alves de Souza Zanini, na presença do cônsul Nicola Occhipinti; em Belo Horizonte, no início de abril, haverá a palestra de Fabiano Pereira, na presença da cônsul Aurora Russi.

O evento do Dia do Design Italiano no Mundo será encerrado em Brasília, em abril, na sede da Embaixada da Itália no Brasil, pelo Embaixador da Itália no Brasil Antonio Bernardini, com as palestras de Fabio Palma, diretor do IED Rio, e Ayara Mendo, designer e arquiteta, coordenadora do curso master profissional do IED.