Eleições: ‘Corte d’Appello’ divulga todos os números, encerrando pendências sobre resultados na Circunscrição do Exterior

229
Palazzo Madama, sede do Senado Italiano (foto Divulgação).

Com a publicação de todos os votos à Câmara dos Deputados, a “Corte d’Appello” de Roma liberou, enfim, todos os números relativos às eleições na Circunscrição Eleitoral do Exterior para a renovação do Parlamento Italiano, ocorridas durante o mês de fevereiro último. Há alguns dias, tinham sido publicados os resultados finais para o Senado.

Os números, agora todos oficiais e finais, não alteram a ordem dos eleitos e já empossados, mas atribui a cada candidato o volume de votos considerados pela instância máxima da justiça italiana para questões eleitorais. A divulgação não considera eventuais recursos pendentes, como o de Fabio Porta, que continua questionando mais de dez mil votos atribuídos a seu adversário político, o senador empossado Alessandro Cario.

Esses resultados finais dão um quadro das oito maiores preferências dos eleitores sobre candidatos ítalo-brasileiros, conforme resumiu o ex-deputado Fabio Porta, em resposta a “candidato brasileiro que diz ser o primeiro dos ítalo-brasileiros, embora não tenha chegado nem em segundo”. Classificam-se pela ordem decrescente Fabio Porta (20.587 sufrágios), Luiz Pastore (15.789), Renata Bueno (15.602), Luis Molossi (13.158), Luis Roberto Lorenzato (eleito, 12.100 votos), Helena Montanarini (10.686), Luciana Laspro (9.768) e Fausto Longo (eleito, 9.431 votos).

A seguir, estão as listas completas com todos os votos de cada candidato:
Liste_SenatoAmericaSUD
Preferenza_SenatoAmericaSUD_5STELLE
Preferenza_SenatoAmericaSUD_Centrodestra
Preferenza_SenatoAmericaSUD_LEU
Preferenza_SenatoAmericaSUD_LORENZIN
Preferenza_SenatoAmericaSUD_MAIE
Preferenza_SenatoAmericaSUD_PD
Preferenza_SenatoAmericaSUD_USEI