Embaixador Bernardini, em visita à Quarta Colônia, profere Aula Magna na Universidade Federal de Santa Maria-RS dia 19

364
O embaixador Antonio Bernardini. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

“Diplomacia e perspectivas científicas, tecnológicas e comerciais” entre o Brasil e a Itália será o tema da “aula magna” que o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, proferirá dia 19 próximo, a partir das 10 horas, na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A aula, que acontecerá no Auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia, será aberta a toda a comunidade acadêmica e regional.

Segundo está divulgando a UFSM, em sua visita, “o embaixador irá receber do reitor, Paulo Afonso Burmann, a condecoração de Visitante Ilustre, em reconhecimento aos laços mantidos pela Universidade com a Itália, por meio de convênios com universidades e parcerias com instituições”.

Atualmente, a UFSM mantém, segundo informa, convênios bilaterais com seis universidades italianas: Universitá Degli Studi di Milano, Università Di Pisa, L’instituto di Scienze Dell’Atmosfera e del Clima, Libera Università di Bolzano, Università Degli Studi Di Padova e Università di Bologna. “Importante estratégia de internacionalização da Universidade, os convênios permitem a mobilidade de estudantes e pesquisadores entre as instituições parceiras, além do desenvolvimento de projetos conjuntos em diversas áreas do conhecimento”, diz a instituição.

Ainda segundo informa a UFSM, o embaixador Bernardini “também irá cumprir uma agenda de visitas a municípios da Quarta Colônia, acompanhado do cônsul italiano no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti. Em Nova Palma, o embaixador conhecerá o Centro de Pesquisas Genealógicas, local frequentemente consultado por descendentes de imigrantes de todo o Rio Grande do Sul, em busca de documentos necessários aos pedidos de cidadania italiana; em São João do Polêsine, Bernardini visitará o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), que congrega municípios da região, e o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa/UFSM); e, em Silveira Martins, conhecerá as instalações do Espaço Multidisciplinar da UFSM”.

A visita do embaixador Bernardini à Quarta Colônia é desdobramento de visita realizada em meados de setembro do ano passado do cônsul Nicola Occhipinti, acompanhado do agente consular Socar José Carlesso, ao complexo universitário de Santa Maria, onde se encontrou com o reitor Paulo Burmann, com os pro-reitores Frank Casado (Pro-Reitoria de Planejamento), Neiva Cantarelli (Progep), Segala (Pro Reitor de Administração), Piccini (Coordenador junto a Pro Reitoria de Pos-Graduação e Pesquisa), Cesar Finger (Secretário de Assuntos Internacionais), e os professores Moacir Bolzan (Politécnico), Maria Medianeira Padoin (História), além de representantes da comunidade.