Merlo virá para a inauguração da nova sede do Consulado da Itália em Recife, em 5 de dezembro. Mas atendimento começa segunda-feira

244
O Consulado da Itália em Recife atende em nova sede já a partir de amanhã. (Foto site consulado Recife).

Com a presença do senador Ricardo Merlo, subsecretário para os italianos no mundo do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, e do embaixador da Itália em Brasília, Antonio Bernardini, será inaugurada no dia cinco de dezembro próximo a nova sede do Consulado da Itália em Recife.

A nova sede consular passa para o 13º andar do da Torre Carlos Pena Filho, no Centro Empresarial Queróz Galvão, à Rua Padre Carapuceiro, 706, no bairro de Boa Viagem da capital pernambucana. Os serviços consulares, interrompidos desde o dia 22, voltarão a funcionar já no novo endereço a partir de segunda-feira próxima (29/10), mas o consulado informa que nos primeiros dias “poderão verificar-se problemas no desenvolvimento dos serviços” e que espera contar com “compreensão e colaboração” dos usuários.

A informação da confirmação da presença de Merlo no evento é do presidente do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ de Recife, Daniel Taddone, acrescentando que também a entidade que ele preside deverá se estabelecer em nova área, uma vez que atualmente ocupa parte do espaço onde funciona o consulado (Av. Engº Domingos Ferreira, 2222 – 2º andar – Boa Viagem ). A transferência dos serviços consulares para um novo espaço já vinha sendo anunciada no site do consulado há algum sem, entretanto, falar em cerimônia de inauguração.

Segundo entrevista recente concedida pelo embaixador Bernardini a Insieme, a mudança do consulado do Recife está inserida dentro de um programa amplo de melhoria dos serviços consulares italianos no Brasil e que incluem, entre outras iniciativas, também, a digitalização de todos os documentos ainda guardados em papel.

Taddone explica que em termos de espaço, a nova sede mais ou menos se equivale à atual que, entretanto, está dividida em dois pavimentos. No site do consulado lê-se que foi concluídas as convocações de interessados no reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue inscritos na lista de espera até o ano de 2011.

O consulado italiano do Recife tem jurisdição sobre nove Estados da região Nordeste do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), onde residem cerca de 53 milhões de habitantes. O consulado dispõe de seis escritórios para suas agências consulares honorárias e correspondentes consulares, localizados em São Luis, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Porto Seguro. O consulado do Recife, desde dezembro de 2016, é dirigido pelo diplomata Gabor de Zagon, que anteriormente respondia como vice-cônsul no Rio de Janeiro.

O consulado da Itália em Recife esteve na relação dos que seriam fechados pelo governo italiano em fins de 2013, mas sobreviveu após uma intensa campanha de sensibilização por parte de representantes da comunidade ítalo-brasileira. O argumento principal foi a decisão do Grupo Fiat sobre a instalação de sua nova fábrica na região.