Politécnico de Milão confirma parceria no projeto da Rota Italiana “Cammino Veneto” em Santa Catarina

503

MILÃO – ITALIA – O  Politécnico de Milão vai ser parceiro no desenvolvimento do projeto turístico da Rota Italiana “Cammino Veneto”, que engloba 15 municípios do Meio-Oeste catarinense. A confirmação aconteceu hoje (09.11.2009), durante encontro da missão catarinense  com o presidente do Consórcio POLI.Design, Giuliano Simonelli, nas dependências do Instituto. Na primeira etapa, o Consórcio fará um diagnóstico em toda a região de interesse, para então definir o projeto de design territorial, conforme explicou a pesquisadora Beatrice Villari, também do Instituto, que palestrou para os visitantes.
O resultado desse projeto é a criação de uma “rede de atores locais” aptos a oferecer um conjunto de serviços e ações no setor turístico  na área de abrangência da Rota Italiana. Esse trabalho será realizado dentro dos mais modernos padrões de aplicação do design territorial, valorizando aspectos locais, culturais, ambientais e sociais de toda  a região e sua população,  que é formada preponderantemente por descendentes  italianos. Segundo o presidente da Contur – Fundação de Turismo do Vale do Contestado, Saulo Sperotto,  o design territorial é o instrumento adequado para a agregação de valor para todo o projeto da Rota Italiana. Já Cláudia Beal Terrez, superintendente da Conttur, “a parceria com o Polimi é vital para a internacionalização do projeto e região do Meio-Oeste de Santa Catarina”.
A confirmação da adesão do Polimi ao projeto da Rota Italiana “Cammino Veneto” é decorrência do acordo de cooperação existente desde 2007 entre a Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina com o Instituto. O projeto tem desde o início, o apoio integral do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, que acenou positivamente no sentido da entrada do Polimi.