u FLORIANÓPOLIS-SCO embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, realizou sua primeira visita oficial à comunidade italiana de Santa Catarina abrindo caminho para a revitalização do relacionamento Brasil-Itália. Além dos tradicionais contatos com lideranças locais, Valensise presidiu a solenidade de abertura do Seminário de Cooperação Tecnológica e Científica demonstrando confiança de que pelo menos dois projetos importantes haverão de surgir do encontro: uma iniciativa conjunta na área da cerâmica, e outra na área da certificação e segurança alimentar.

Nos dois dias (18 e 19 de abril) em que permaneceu em Florianópolis, o embaixador esteve na Casa D’Italia, onde participaou de reunião do Comites – Comitê dos Italianos no Exterior e foi recebido pela diretoria do CIB – Círculo Ítalo-Brasileiro de SC. Depois esteve na sede da Federação das Indústrias de SC para a solenidade de posse da primeira diretoria da Câmara Italiana de Comércio e Indústria. Sempre acompanhado do cônsul geral Mario Trampetti, ele visitou a Universidade Federal de SC, em cujo auditório principal presidiu a abertura do Seminário Ítalo-Brasileiro de Cooperação Tecnológica e Científica, que contou com a participação de representação dos governos estaduais do Paraná e Santa Catarina.

PATROCINANDO SUA LEITURA

No segundo dia da visita, Valensise continuou seus contatos com a comunidade ítalo-catarinense, tendo sido recebido para almoço pelo governador Luiz Henrique da Silveira, em sua residência oficial do Palácio da Agronômica. Depois visitou a Assembléia Legislativa, onde funciona o Fólrum Parlamentar Ítalo-Brasileiro e esteve também na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Um termo de cooperação entre o governo de SC, através da Secretaria da Educação, e o Consulado Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, assinado no Palácio da Agronômica, garantirá recursos italianos para a inclusão do ensino da língua italiano no currículo de escolas públicas catarinense.