Senador Merlo anuncia que Occhipinti, o cônsul da Itália em Porto Alegre, chefiará seu gabinete

496

O atual cônsul da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, será o chefe de secretaria do gabinete do senador Ricardo Merlo em Roma, em sua nova função de “sottosegretario agli Esteri”, informou no início da tarde de hoje o parlamentar ítalo-argentino eleito na América do Sul. “Acredito que este seja um sinal importante também para os ítalo-sul-americanos, principalmente os ítalo-brasileiros que o conhecem”, acrescentou Merlo.

Segundo disse ainda a Insieme o parlamentar, Occhipinti estará em seu escritório, em Roma, já na próxima terça-feira. Até lá, provavelmente já tenham sido definidas as atribuições ou delegações de Merlo, cujas expectativas são de que ele venha a ser encarregado para as políticas voltadas aos Italianos no Exterior e para a América do Sul.

Imagem da cerimônia de juramento e posse dos vice-ministros e subsecretários do governo Conte (Foto Farnesina)

O senador Ricardo Merlo prestou hoje juramento ao lado de mais de outros 40 nomes que passaram a integrar os altos escalões do novo governo italiano, formado após as eleições do dia 4 de março último. Occhipinti tem se notabilizado em sua função de cônsul no Rio Grande do Sul como alguém que procurou valorizar o “grande recurso” que representam para a Itália os ítalo-descendentes, tendo tomado posições inusitadas, para a área diplomática, em relação ao reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue.

Em 21 de fevereiro do ano passado, perguntado que presente ele gostaria de estar comemorando no Dia Nacional do Imigrante Italiano, em lugar de gongóricos parabéns, respondeu ao editor de Insieme: “Gostaria que todos os 30 milhões de ‘oriundi’ no Brasil fossem cidadãos italianos! Mas ficaria contente já com quatro ou cinco milhões”. Occhipinti está concluindo seu tempo em Porto Alegre e brevemente será substituído.