Serviços consulares com pontualidade e eficiência, eis a prioridade do novo cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora

0
328

O novo cônsul geral da Itália em Cjuritiba, Enrico Mora (Foto Desiderio Peron / Revista Insieme)

CURITIBA – PR – Serviços com pontualidade e com eficiência. Um órgão público funcionando como uma organização privada. Esta é a meta principal do novo cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora, que assumiu suas funções no último dia 7, substituindo Salvatore Di Venezia. “Meu interesse principal, minha atenção principal – disse ele na entrevista exclusiva concedida editor da Revista Insieme na tarde desta segunda-feira, dia 12/08/20-13 – será prestada a fazer com que os italianos, e não só os concidadãos, mas também os cidadãos brasileiros que vêm nos procurar no consulado, sintam-se confortáveis, sintam-se acolhidos na sua casa”.

Em sua mensagem de chegada, gravada de improviso e em italiano, Enrico Mora disse ainda que pretende que “os serviços sejam prestados com pontualidade e eficiência e, sobretudo, com aquela atenção ao clientes que caracteriza as organizações de serviço privados”. Ele gravou a entrevista logo após tê-lo feito também o vice-cônsul Rosario Grenci, que em breve assumirá suas funções na Argentina, para onde foi transferido. Grenci cumpria as funções de Di Venezia desde que ele, há cerca de um mês, voltou para Roma. Mora e Grenci farão uma recepção conjunta para convidados na Sociedade Garibaldi, em Curitiba, no próximo dia 20.

O novo cônsul disse estar “no começo da obra”, e que sua intenção é manter um diálogo “para além da formalidade, concretamente” com todas as autoridades locais, entidades italianas, Comites – Comitato degli Italiani all’Estero, CGIE – Consiglio Generale degli Italiani all’Estero, e com todas as demais associações.

Muitas componentes de seu mandato que é, normalmente de quatro anos, sertão – segundo disse – aquelas clássicas da promoção cultural, da promoção da língua italiana e da promoção comercial, com tantas possibilidades de ação e de “bem realizar”diante da colaboração com as entidades locais que “é positiva”.

O novo cônsul geral para os Estados do Paraná e Santa Catarina agradeceu a oportunidade de falar com a comunidade italiana dos dois Estados, transmitindo sua saudação, mas também aproveitou a oportunidade de mandar um recado para todas as comunidades italianas as quais já serviu como funcionário do Estado Italiano, entre as quais a de Rosário, na Argentina; de Manchester, no Reino Unido; em Embaixada de Ankara, na Turquia e em San Gallo, na Suíça, além de colegas e superiores seus, que cita nominalmente, no Ministério das Relações Exteriores.

Nesses primeiros dias como cônsul geral da Itália em Curitiba, Enrico Mora está realizando os primeiros contatos formais com autoridades e lideranças. Em sua agenda para a manhã dessa terça-feira estava uma visita da deputada Renata Bueno, eleita pela Circunscrição Eleitoral do Exterior para o Parlamento Italiano nas últimas eleições.