Substituto de Enrico Mora será Raffaele Festa, um diplomata do sudeste italiano

0
1183
O cônsul geral em Curitiba, Enrico Mora, que em junho dá adeus e vai para Caracas. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Insieme)

Nascido em Bari, 41 anos, o diplomata de carreira Raffaele Festa será o novo Cônsul Geral da Itália em Curitiba, depois que o atual, Enrico Mora, se despedir da comunidade em meados de junho próximo. Mora, que está em Curitiba desde meados de 2013, em breve iniciará processo de despedidas e deverá assumir o consulado de Caracas, segundo algumas informações, ainda em junho.

O futuro novo cônsul é formado em Direito pela Universidade de Pisa, turma de 2000, e em seguida prestou concurso entrando na carreira diplomática em 29 de dezembro de 2003. Cursou o Instituto Diplomático logo a seguir e foi confirmado como secretário de legação em setembro de 2004, quando assumiu funções no setor de Contencioso Diplomático. Em janeiro de 2006 foi nomeado vice-cônsul comercial em Stuttgard, na Alemanha, ali assumindo, em dezembro de 2007, as funções de cônsul comercial. No ano seguinte, foi o primeiro secretário comercial em Iaoudê, capital dos Camarões, na África. A partir de julho de 2011 passou a ser o primeiro secretário junto à representação permanente da Itália nas Organizações Internacionais em Viena.

A partir de julho de 2014 passou a ser Conselheiro de Legação subordinado diretamente ao chefe do Serviço dos Negócios Jurídicos, do Contencioso Diplomático e dos Tratados e de 2015 a 2016 fez atualização profissional para Conselheiro de Legação. Segundo consta, Raffaele Testa é solteiro e, pela primeira vez, virá a serviço na América do Sul.