Teatro conta o que diziam aos imigrantes há 140 anos: No Brasil, onde há terra para todos, o tempo é sempre bom…

0
817

Mas no Brasil há terra para todos? Sim, o Brasil é maior que toda a Europa… no Brasil o tempo é sempre bom, na terra cresce de tudo, ninguém passa fome, há fartura sobre as mesas, trabalho e muitas coisas boas. Existem até minas de ouro!…

O sonho da ‘cucanha’, a vontade de virar proprietário, fugir da fome, a dúvida, a certeza de partir e o medo do desconhecido, a interferência da Igreja, a propaganda dos aliciadores, as falsas promessas do governo brasileiro, a tardia mas inútil decepção e muito mais – tudo isso está na peça teatral “Viagio di sol andata” (viagem só de ida) que o grupo de teatro amador “La Filodrammatica S. Martino”, do município italiano de Fornace (Província de Trento), está apresentando em diversos municípios de Santa Catarina no curso desta semana.

A peça teatral é apresentada inteiramente em dialeto trentino e a turnê do grupo foi iniciada em Joinville, no domingo à noite, com a presença do cônsul geral da Itália Raffaele Festa e um público maior que o pequeno auditório do Círculo Italiano da cidade comportava; seguiram-se apresentações em Blumenau (Teatro Edith Gaertner), na terça-feira e, na noite desta quarta-feira, em Rio dos Cedros.

Na sexta-feira o grupo se apresentará em Jaraguá do Sul, no auditório da comunidade evangélica luterana Apóstolo Pedro para encerrar com duas apresentações em Rodeio: em Rodeio 30 , na Festa da Família Stolf, domingo, e no Centro Cultural do município, na segunda-feira.

No sábado não haverá teatro. O grupo de vinte pessoas participará, à tarde, da solenidade de assinatura do pacto de amizade que o município de Rodeio firmará com o município italiano de Fornace. O vídeo que anexamos é de um trecho da obra de autoria de Dino Caresia.