“Três vezes Pirandello”, direção de Roberto Innocente, volta à cena em Curitiba

566

O Grupo Arte da Comédia volta a apresentar, nesta sexta-feira (dia 18/05) a peça “Três Vezes Pirandello – Tragédia, Drama, Comédia”. Será no teatro Barracão Encena, a partir das 20 horas, com ingressos a 40 e 20 reais. A mesma peça deverá voltar ao Teatro Guairinha nas noites de 23 e 24 de maio, com ingressos livres, dentro da programação “Mia Cara Curitiba”.

A peça, já apresentada em Curitiba e região metropolitana no ano passado, tem cenário e direção do italiano Roberto Innocente, figurino de Gilca Rigotti e iluminação de Rodrigo Ziolkowski, e no elenco estão os atores Anidria Stadler, Douglas Borba, Duilio de Pol, Joseana Berenda, Marwem Hd e Pedro Inoue.

Na apresentação, o diretor e dramaturgo italiano Roberto Innocente compõe três atos com diferentes textos que abordam temas considerados universais, com diálogos imaginários com o clássico autor: o primeiro ato apresenta “O homem da flor na boca”, uma tragédia na qual um homem é diagnosticado com uma doença sem cura. No segundo ato, “A Certidão”, um drama, o personagem tenta se estabelecer socialmente apesar da doença. E por último, uma comédia com “Cecé” , para um desfecho alegre e divertido.

Luigi Pirandello, cujo centenário de nascimento ocorreu ano passado, foi um grande dramaturgo siciliano e ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1934, dois anos antes de sua morte. Antes de se radicar em Roma, estudou Filosofia na Alemanha. Segundo a Wikipedia “foi um grande renovador do teatro, com profundo sentido de humor e grande originalidade”. Suas obras mais famosas são: “Seis personagens à procura de um autor”, “Assim é, se lhe parece”, “Cada um a seu modo” e os romances “O falecido Matias Pascal”, “Um, Nenhum e Cem Mil”, e “Esta Noite Improvisa-se”.