(Português BR) Número de italianos reconhecidos no Brasil já passa de 750 mil, diz embaixador Azzarello em mensagem pela Festa da República

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português BR.

Enquanto o número de brasileiros que vivem na Itália situa-se na casa dos 150 mil, os italianos reconhecidos no Brasil  – «a maior comunidade italiana do mundo», que soma «provavelmente mais de 32 milhões de pessoas» – já ultrapassam os 750 mil, informa o embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, em uma de suas duas mensagens por ocasião do 77º aniversário do nascimento da República Italiana que transcorre hoje (02/06).

PATROCINANDO SUA LEITURA

Esta, segundo o embaixador, é “uma herança comum de sangue, valores, simpatia e amizade absolutamente inestimável”. Além de Brasília, a Festa da República italiana é lembrada hoje e nos próximos dias em todas as circunscrições consulares da Itália no Brasil (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife), com eventos sociais, políticos e culturais.

Uma das mensagens é dirigida especificamente à “comunidade italiana e ítalo-brasileira”, onde ele fala que «o compromisso com a comunidade se traduz também na melhoria constante dos serviços consulares, ainda que na presença de algumas dificuldades bem conhecidas. Ambas as mensagens, transmitidas em italiano e português, mantém pontos em comum, e um deles lembra que o “Brasil assumirá a Presidência do G20 a partir de 1º de dezembro, enquanto a Itália assumirá a Presidência do G7 em 2024”.

A esperança – segundo o diplomata – é que as imensas responsabilidades e desafios que nos esperam possam agregar uma cooperação bilateral e internacional cada vez maior, num espírito construtivo de promoção genuína da paz, no respeito imperioso e indispensável do Direito Internacional”.

Para Azzarello, “o mundo precisa de guias e contribuições honestas e sinceras, que coloquem no centro das atenções o bem comum e o futuro dos nossos jovens, superando ideologias, egoísmos, divisões e conflitos”. Nesse período republicano, a Itália viveu um período de paz, mas, os acontecimentos atuais – adverte o diplomata – nos colocam «perante a assustadora realidade de uma guerra, de um ataque inqualificável no coração da Europa”. A seguir transcrevemos em língua portuguesa o conteúdo integral das duas mensagens:

1 – Mensagem do Embaixador Azzarello por ocasião da 77ª Festa da República 

Em 2 de junho de 2023 comemoramos o 77º aniversário do nascimento da República Italiana.

Para o nosso País, foram setenta e sete anos de paz, garantidos pelos valores da liberdade, da justiça e da democracia. Valores, estes, que estão na base da nossa Carta Constitucional, uma referência para todos os cidadãos, um guia para aqueles que são chamados a desempenhar cargos de grande responsabilidade a favor da comunidade.

São estes os princípios que nos unem aos povos e países amigos da Europa e do mundo, com os quais partilhamos a construção de um caminho baseado no respeito pelos direitos humanos, pelo Estado de direito, a solidariedade e a fraternidade entre as nações.

Os acontecimentos atuais, porém, continuam a nos colocar perante a assustadora realidade de uma guerra, de um ataque inqualificável no coração da Europa. Continuamos a assistir a terríveis imagens de destruição e morte, incluindo de idosos, mulheres e crianças.

As comemorações do Dia da República Italiana, instituído após os longos e dolorosos anos de destruição causados ​​pelas duas Guerras mundiais, são uma oportunidade para repudiar este e quaisquer outros conflitos que, em diferentes latitudes, afligem diversas regiões do planeta, e para fortalecer a importância da confiança em valores e lutas comuns.

O Brasil assumirá a Presidência do G20 a partir de 1º de dezembro, enquanto a Itália assumirá a Presidência do G7 em 2024. A esperança é que as imensas responsabilidades e desafios que nos esperam possam agregar uma cooperação bilateral e internacional cada vez maior, num espírito construtivo de promoção genuína da paz, no respeito imperioso e indispensável do Direito Internacional.

O mundo precisa de guias e contribuições honestas e sinceras, que coloquem no centro das atenções o bem comum e o futuro dos nossos jovens, superando ideologias, egoísmos, personalismos, divisões e conflitos.

Viva a Itália, viva o Brasil, viva a irmandade dos Povos!!!

2 – Mensagem do Embaixador Azzarello à Comunidade italiana e ítalo-brasileira por ocasião da 77ª Festa da República

Minhas mais sinceras e calorosas saudações a todos os italianos e as italianas que hoje comemoram no Brasil o 77º aniversário da fundação da República Italiana.

Segundo as estimativas mais recentes, a Comunidade ítalo-brasileira soma provavelmente mais de 32 milhões de pessoas. É a maior do mundo. Os cidadãos italianos são cerca de 750.000, enquanto a crescente Comunidade brasileira na Itália é estimada em 150.000 pessoas. Uma herança comum de sangue, valores, simpatia e amizade absolutamente inestimável.

Do sul ao norte do Brasil, das metrópoles às regiões rurais e ao mais remoto interior, os Concidadãos estão por toda parte. Pequenos e grandes empresários, lideranças e classe dirigente, cultores entusiastas da nossa língua, professores, estudantes, pesquisadores, trabalhadores. Eles são os guardiões da duríssima, muito difícil, extraordinariamente admirável história de emigração dos últimos 150 anos. Sem esquecer – e creio que merecem uma menção especial – as muitas e emocionantes iniciativas de assistência social das quais são protagonistas leigos e religiosos, muito queridos pelos destinatários de tais iniciativas e pelo meio, nem sempre fácil, que os rodeia.

No último ano, continuamos trabalhando para fortalecer o Sistema-País no Brasil, em seus mais diversos componentes, para o apoio, a promoção e a consolidação das relações bilaterais nos setores científico-cultural, econômico-comercial, inovação, apoio empresarial, moda, design, gastronomia e vinho.  Especial atenção continua a ser dada ao meio ambiente e aos programas educativos e de divulgação, dirigidos sobretudo aos mais novos, pilar do futuro e esperança de uma sociedade cada vez melhor.

O compromisso com a Comunidade se traduz também na melhoria constante dos serviços consulares, ainda que na presença de algumas dificuldades bem conhecidas. Trata-se de um verdadeiro desafio, devido ao número de usuários, que cresce exponencialmente, e ao tamanho do País. Nesta difícil ação de capilaridade, temos todos a sorte de poder contar com a  preciosa referência da rede consular honorária, a quem agradecemos profundamente.

A Itália continua a oferecer uma contribuição substancial para o desenvolvimento do Brasil, num verdadeiro espírito de parceria, muito apreciado e reconhecido, e de enriquecimento mútuo. A Itália faz isso graças ao exemplo vivo das testemunhas da excelência italiana, da sua beleza e criatividade, da força de ideias que esperamos possam continuar a exprimir-se em suas formas mais produtivas, na solidariedade, na feliz e próspera convivência entre os nossos valores e os nossos povos.

O Brasil assumirá a Presidência do G20 a partir de 1º de dezembro, enquanto a Itália assumirá a Presidência do G7 em 2024. A esperança é que as imensas responsabilidades e desafios que nos esperam possam agregar uma cooperação bilateral e internacional cada vez maior, num espírito construtivo de promoção genuína da paz, no imperioso e indispensável respeito do Direito Internacional.

O mundo precisa de guias e contribuições honestas e sinceras, que coloquem no centro das atenções o bem comum e o futuro dos nossos jovens, superando ideologias, egoísmos, divisões e conflitos.

Viva a Itália, viva o Brasil, viva os italianos, viva os ítalo-brasileiros!!!