Relação completa e revisada dos documentos foi entregue dia 23 de junho. em seguida, processos vão para a análise de Roma.
u CURITIBA – PR – Os processos dos cerca de três mil signatários da «Jornada Cívica» de Blumenau-SC, realizada há cerca de um ano, encontram-se no Consulado Geral de Curitiba para os procedimentos finais antes de serem enviados para Roma, onde serão apreciados pela Comissão Interministerial. A informação é da direção do Círculo Trentino de Curitiba, onde funciona a coordenação central de processos do Paraná e Santa Catarina.
Segundo a mesma fonte, a demora no envio da documentação se deu devido a diversos fatores: primeiro ligados à complementação de grande número de processos, depois relacionados à intensa procura de interessados na segunda metade do ano que passou ante o iminente vencimento do prazo concedido pela legislação. Antes do encaminhamento à autoridade consular, cada processo foi cuidadosamente revisado por diversas vezes.
«No final do ano passado – explica Elton Stolf, da Central de Curitiba – desde que amplamente veiculada a notícia de que o prazo da lei de cidadania trentina estava por acabar, a procura para dar entrada no pedido foi tão grande que o Círculo Trentino di Curitiba teve que parar totalmente com o andamento dos processos dos «juramentos» anteriores para preparar a maior concentração cívica de trentinos, o maior juramento com aproximadamente 5 mil pessoas requerentes, realizada em Curitiba-Pr no dia 10 de dezembro de 2005, poucos dias antes do término do prazo da lei 370/2000″.
«Ao iniciar o ano de 2006 – explica ainda Stolf – «o Círculo Trentino de Curitiba retomou os trabalhos para andamento dos processos anteriores ao «juramento» realizado em Curitiba e somente agora em junho é que os processos foram encaminhados para o consulado Geral em Curitiba. No Consulado, os processos são numerados e também recebem o número de protocolo de encaminhamento à comissão interministerial em Roma.» Agora, no Círculo – completa ele – «já foi iniciada a conferência da documentação e análise dos processos do juramento realizado em Curitiba», com quase cinco mil signatários.