u SÃO PAULO – SP – No próximo dia 16 de novembro (2005) desembarcarão no Brasil os cineastas italianos Giancarlo Marinelli, diretor, cenógrafo e autor; Marco Di Lello, que é presidente da Accademia Veneta dello Spettacolo, onde organiza eventos musicais, teatrais e cinematográficos. Já realizou cursos de cinema em Buenos Aires, na Argentina; Alessandro Barbieri, diretor de fotografia, ator e técnico em vídeo e teatro, e Carlo Tômbola, diretor de vídeo-clipe, curtas-metragens e documentários, e responsável pela direção dos vídeos da cantora Laura Pausini.

PATROCINANDO SUA LEITURA

 A equipe renomada da Região do Veneto, nordeste da Itália, vem ao Brasil ministrar aulas de interpretação para cinema a jovens de descendência italiana que são profissionais em Artes Cênicas filiados a GIOVEB ( Gioventú Veneta del Brasile), o braço jovem da Federação Veneta do Estado de São Paulo que tem por objetivo promover a cultura e o fazer artístico, bem como promover parcerias culturais entre italianos e brasileiros. Há cerca de dois anos, o então presidente da Gioveb,Ricardo Lunghin Carletti criou um projeto teatral de intercâmbio entre os países, como um primeiro passo para parcerias ítalo-brasileiras serem formadas enviando-o ao diretor Marco Di Lello, que com o apoio das lideranças locais, fez algumas alterações e conseguiu a aprovação da idéia. O projeto intitulado ” O Cinema Veneto” com o apoio da Accademia Veneta dello Spettacolo di Rovigo, em colaboração com o Cidade de Porto Viro, Região do Veneto e Gioventù Veneta del Brasile tornou possível a viabilização do curso. O atual presidente da Gioveb, Celso Sibila acredita ser este o primeiro passo para que diretores e produtores italianos e brasileiros, possam trabalhar em conjunto fazendo apenas crescer  as perspectivas culturais do cinema brasileiro e italiano. ” O Brasil é um país muito rico culturalmente e nosso cinema está em franco progresso. Pretendemos trazer novas linguagens cinematográficas, novas fontes de inspiração e criatividade para ambos os profissionais”, diz Gianni Boscolo, membro da Federação e organizador do evento no Brasil.

O cinema nacional tem crescido desde sua retomada em produção cultural com Carlota Joaquina de Carla Camuratti, de lá para cá, muitas outras produções vieram com mais força, o que orgulha e alimenta os sonhos e expectativas de toda classe artística. “Estou muito feliz por ter a oportunidade de participar deste curso com excelentes diretores. Espero que o cinema brasileiro cresça cada vez mais e que este passo que a Federação  e a Gioveb estão dando sirva como exemplo para todos aqueles que tenham o desejo ou vontade de apoiar o cinema nacional e parcerias com outros países como a Itália que tem desenvolvido de forma belíssima o cinema por lá” comenta uma das alunas, a atriz Tatiana Passarelli.

Um coquetel com a presença do vice-prefeito da cidade de Porto Viro, Geremia Gennari e os secretários municipais Antonio Freguglia, Alessandro Tessarin e Antonio Mezzanato e para os participantes e convidados será oferecido pela Presidente da Federação, Sra. Bruna Spinelli, no Hotel Confort Nova Paulista, na noite do dia 16 onde estarão presentes também profissionais da área cultural brasileira como o diretor e produtor Marcos Okura, convidado especial da Federação e que acredita nas parcerias para a realização de bons trabalhos e no futuro poder trazer ao Brasil, através de seu trabalho as belezas da cultura italiana. ” Será uma honra poder difundir aqui em nosso país duas culturas tão ricas como a brasileira e a italiana juntamente com colegas de lá, espero que este passo da Federação traga bons resultados e anime ainda mais nosso cinema”. As aulas começam no dia seguinte, 17/11 e vão até 26/11.

A Federação Veneta do Estado de São Paulo espera contribuir cada vez mais culturalmente para a aprimoração de jovens profissionais da área, bem como promover parcerias que possam beneficiar artisticamente a Itália e o Brasil.

É importante destacar e prestigiar trabalhos como esse, em uma época onde se discute no Brasil a renovação das leis de áudio-visual, mostrando o interesse de países como a Itália em realizar parcerias com nossos profissionais, dando o seu devido valor.