u CURITIBA – PR – A família Schiocchet, originária de Lentiai, na província veneta de Belluno, realiza neste final de semana (de 08 a 10.07.2005) seu I Encontro Sul-Brasileiro. Mais de quatrocentas pessoas estão sendo esperadas na cidade gaúcha de Antônio Prado, segundo informa um dos organizadores do encontro, o empresário Francisco Schiocchet, que é presidente do CCCI PR/SC – Centro de Cultura Italiana Paraná Santa Catarina, em Curitiba-PR. Este deverá ser maior que o encontro regional, realizado ano passado em duas etapas – em Jaraguá-SC e Curitiba. Além de jogos e muito divertimento, a festa terá eventos culturais e religiosos. Uma missa em italiano seguida de almoço está marcada para domingo na sede da Fazenda Schiocchet, cercanias do centro urbano de Antonio Prado.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Os Shiocchet descendem dos imigrantes irmãos Bernardo e Bortolo, filhos de Giovanni Schiocchet e Antonia de Zulian., que decidiram trocar a miséria italiana pelas incertezas de um Brasil desconhecido. No Brasil, fixaram a primeira residência em São Bernardo de Rio dos Cetros, em Santa Catarina. Seus descendentes se espalharam para outros municípios vizinhos, incluindo áreas do Rio Grande do Sul, tendo como centro o município de Antonio Prado.

No encontro do ano passado estiveram no Brasil Dario Schiocchet e seu filho Amilcare, da cidade de Sedico (Belluno). Foi a primeira vez que integrantes italianos da família se encontraram com parentes no Brasil. O primeiro encontro na Itália foi iniciativa de Francisco Schiocchet.