Projeto de lei prevê a construção da Casa da Itália, em Curitiba

1255

u CURITIBA – PR– A criação da Casa d’Italia foi sempre antiga aspiração de lideranças da comunidade italiana da capital paranaense. Agora está prestes a se transformar em realidade. Por proposição do vereador Ney Leprevost, tramita na Câmara Municipal de Curitiba projeto de Lei Ordinária que autoriza o Poder Executivo a realizar convênio com a Fondazione Italia para a construção e manutenção da Casa da Itália.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

A proposta de lei tem a data de dois de junho de 2005 e tem apenas dois artigos. O primeiro, determina que “fica autorizado o Poder Executivo municipal a realizar convênio com o Instituto Fondazione Itália para a construção e manutenção da Casa da Itália”; enquanto que o segundo estabelece que a lei entra em vigor na data da sua publicação.

Na justificativa, o vereador informa que “O Instituto Fondazione Italia manifestou interesse em construir e manter em nosso município uma Casa da Itália”. Segundo representantes do Instituto – continua a justificativa – “a entidade tem parceiros da iniciativa privada interessados em investir no projeto, o que não acarretaria custos ao município”. Ainda segundo Leprevost, “pela forte presença italiana em nossa cidade esse projeto se revela de grande importância para a divulgação e preservação da cultura desse País, bem como para a integração entre os povos, fortalecendo laços de amizade e incrementando as relações entre nossa capital e a Itália”. O presidente da Fondazione Italia, que imediatamente comemorou a iniciativa, é Mirco Paccagnella.