u SÃO PAULO – SP – No próximo dia 17 de setembro (2007), uma  comitiva de 23 empresários do Estado do Rio de Janeiro, do setor de infra estrutura,  construção civil,  construção naval, aeronáutico, farmacêutico, mecânico, turismo, hotelaria e agronegócios, coordenada pelo ICE- Instituto Italiano para o Comércio Exterior e apoiada pela Firjan ( Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), chega à Itália (Roma e Milão), em viagem de negócios, para atrair investimentos para o Estado. Esta ação faz parte das negociações entabuladas em março de 2006, quando a Confindustria – Confederação Geral da Indústria Italiana e a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, promoveram o Forum Empresarial Brasil Itália.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Novas delegações empresariais acontecem em outubro e novembro, no setor de máquinas e equipamentos, coordenadas pelo ICE – Instituto  Italiano para o Comércio Exterior, Assocomaplast (Associação Italiana dos Construtores de Máquinas e Moldes para Plásticos e Borrachas)  e apoio da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).

Para Giovanni Sacchi, diretor geral do ICE Brasil, o Projeto “Made in Italy” no país, para promoção e internacionalização das empresas italianas, é focado às iniciativas multi-setoriais que começaram em 2006 e terminam em junho de 2008.  Para Sacchi, o setor de maquinário deverá trazer resultados econômicos mensuráveis na forma de joint ventures, segundo exigência do Ministério do Comércio Exterior da Itália.

 

n ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Instituição do Governo Italiano, ligada a seu Ministério do Comércio Internacional que, por meio de uma rede de 107 escritórios espalhados em 84 países e outros 16 na Itália, promove os produtos, tecnologias e serviços italianos em todo o mundo, dando especial atenção aos interesses e necessidades das pequenas e médias empresas e de seus consórcios para exportação. Também trabalha no sentido de estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como atrair investimentos estrangeiros para a Itália.

No Brasil, o ICE desenvolve intensa atividade na identificação de representantes e agentes comerciais, bem como de projetos de colaboração produtiva (transferências de tecnologia, concessão de licenças, joint ventures etc), considerados objetivo prioritário em sua estratégia de ação sobre tal mercado. Nos próximos meses, serão abertos três escritórios de representação do ICE, junto aos Consulados do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Através do portal www.italtrade.com, oferece ao mundo empresarial informações sobre feiras comerciais italianas, participações de empresas italianas em eventos pelo mundo, panoramas sobre produtos e setores industriais italianos, propostas de colaboração comercial e tecnológica com empresas italianas e dicas sobre como investir na Itália.

A direção geral do ICE no Brasil está a cargo de Giovanni Sacchi.

www.italtrade.com    fone 11 – 2148 7250 


 

n Assocomaplast – Associação Italiana dos Fabricantes de Máquinas e Moldes para Plásticos e Borrachas

Fundada em 1960, associação sem fins lucrativos, que representa  173 empresas associadas dentre as mais importantes montadoras italianas de máquinas para plásticos e borrachas, equipamentos periféricos e fabricação de moldes. A principal meta da entidade é promover o conhecimento e as tecnologias do processamento do plástico e da borracha nos mercados italiano e estrangeiro.

Através de sua empresa comercial Promaplast, a Assocomaplast publica as revistas técnicas Macplas e Macplas International que, com uma circulação total de 47.000 cópias em sete edições, garante a cobertura do mercado mundial. Ainda, a Promaplast organiza a exposição internacional PLAST em Milão (a próxima edição será em 24-28 de março de 2009) e a exposição regional trienal Macplast em Bari (próxima edição em 21-24 de fevereiro de 2008). Entre as exposições, a Promaplast contribui na organização do evento trienal Samuplast em Pordenone e coopera com a feira Plastech em Ancona. Através da companhia CESAP (Centre for the Development of Plastics Application), a Assocomaplast dá suporte técnico para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias de processamento e de novos materiais, assistência para a obtenção de certificação ISO etc. Colabora com a UNI (Italian Institute for Standardization) e dirige o Comitê Técnico “CEN/TC 145”, que redige as normas Européias de segurança para as máquinas de plásticos e borracha.

A Assocomaplast é membro da Confindustria e da Euromap. A atual Comissão de Diretores é presidida por Riccardo Comerio.

www.assocomaplast.org     fone +39 02 8228371 info@assocomaplast.org


 

Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Fundada em 1975, para complementar a atuação do Sindimaq, com o objetivo central de atuar em favor do fortalecimento da Indústria Nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacional e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
Estruturada nacionalmente com escritórios e sedes regionais distribuídos pelo país, a Abimaq representa cerca de 4.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais.

A entidade é presidida por Luiz Aubert Neto e na Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para Indústria do Plástico preside Maristela Simões de Miranda.

www.abimaq.org.br       fone 11- 5582-6440