Enquanto a comunidade ítalo-brasileira vive a crise provocada pelas consequências do chamado Decreto da Vergonha — a lei italiana de 2025 que restringiu severamente o reconhecimento da cidadania por descendência —, a Itália mantém a prática de conceder títulos honoríficos a descendentes que se destacam na preservação dos vínculos históricos e culturais com o país.
Ontem (25/09), em Florianópolis, durante o Fórum Empresarial Brasil–Itália, o professor e advogado Andrey José Taffner Fraga recebeu oficialmente o título de “Cavaliere dell’Ordine della Stella d’Italia”. A entrega foi feita pela cônsul-geral da Itália, na abertura do evento realizado na sede da FIESC.
Criada para “recompensar aqueles que tenham adquirido méritos especiais na promoção das relações de amizade e de colaboração entre a Itália e outros países”, conforme consta no site da Presidência da República Italiana, a honraria é outorgada diretamente pelo presidente da Itália.
Como é de praxe, o reconhecimento a Fraga foi publicado previamente no Diário Oficial da Itália (Gazzetta Ufficiale della Repubblica Italiana) em 7 de junho deste ano. Atuante no meio acadêmico e no movimento associativo ligado à imigração, ele coordena os círculos trentinos em Santa Catarina e no Paraná, além de ter papel ativo nas comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Estado.