Merlo e Borghese estão em São Paulo para debater “questões cruciais para a comunidade italiana no Brasil”

Para debater “questões cruciais para a comunidade italiana no Brasil, como cidadania, parcerias comerciais e preservação do patrimônio cultural”, o Maie – Movimento Associativo Italiani all’Estero inicia hoje (29/08), em São Paulo, evento denominado “Congresso Maie-Brasil”, que se estenderá até o próximo sábado.

O evento, que se inicia com uma “cena com il senatore”, logo mais, às 20 horas, nas dependências do Circulo Italiano de SP, tem a presença anunciada do senador ítalo-argentino Mario Borghese e do fundador do movimento, o ex-senador Ricardo Merlo, além de lideranças italianas do movimento no Brasil, como a presidente local Luciana Laspro, os conselheiros do Comites de São Paulo Daniel Pavarin, Tiago Colombini, Rodrigo Mauro, Maurício Chiosini, Bruno Ghioto, e Antonio Carlos Delben, além de membros do movimento.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Segundo informação à imprensa difundida pela coordenação do evento, “a visita incluirá encontros com autoridades, empresários e instituições que destacam a história e a filantropia italianas no Brasil”, enquanto “a escolha da cidade para sediar o evento reflete sua importância como a cidade mais italiana fora da Itália, representando um centro vital da imigração italiana e sua significativa contribuição para o desenvolvimento cultural e econômico do Brasil”.

O senador Borghese, segundo o mesmo comunicado, “realizará uma visita institucional que incluirá paradas estratégicas para fortalecer os laços entre os dois países. A visita ao Museu da Imigração destacará os 150 anos de imigração italiana e a duradoura influência dos italianos no Brasil. O Senador também visitará o Arsenal da Esperança, onde almoçará, apoiando o trabalho filantrópico da instituição em prol dos mais necessitados. A agenda inclui encontros com empresários brasileiros para explorar novas oportunidades de parceria e comércio”.

Para Borghese, “esta viagem representa uma oportunidade para fortalecer os laços entre nossos países e reconhecer a contribuição significativa da comunidade italiana ao longo dos anos”, está escrito no comunicado, acrescentando que “a relação entre o Brasil e a Itália é profunda e histórica. Esta visita nos permite ouvir diretamente as necessidades da nossa comunidade e buscar soluções conjuntas para o futuro.