Cidadania italiana e italianidade: quando um passaporte tem valor

    6258

    Cidadania italiana e italianidade: quando um passaporte tem valor
    Entrevistas Insieme

     
     
    00:00 / 10:56
     
    1X
     

    No segundo Podcast da Revista  Insieme, o tema central é a relação, ou falta dela, entre o ato de requer a cidadania italiana e o sentimento de italianidade. Afinal, existe alma sentimento italiana quando falamos das pessoas que requerem a cidadania batendo às portas dos consulados?

    Sobre esse assunto, o Podcast Insieme ouviu o cônsul da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, e o presidente do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ de Recife, Daniel Taddone. La Rosa destacou que o consulado não quer ser apenas um “passaporteficio”, mas sim um verdadeiro canal capaz de “despertar o interesse pela Itália”. Nesse sentido, o cônsul de São Paulo falou da importância do projeto “A Caminho do Interior”, que tem como objetivo levar arte e cultura para os grandes centros paulistas.

    Daniel Taddone, por sua vez, avalia que, de fato, existe uma grande número de pessoas que buscam a cidadania sem ter preocupação em se conectar ou reconectar com as coisas e origens italianas. Taddone alerta que para dar uma solução a esse tipo de situação há quem proponha a mudança da legislação, o que nos leva a um cenário bastante complexo e perigoso.

    A partir do site da Revista Insieme você pode ouvir o Podcast Insieme na plataforma Spotify, e também no iTunes. Brevemente estará também no Google Play.