Merlo analisa atendimento consular da Itália no Brasil

    632
    Senador Ricardo Merlo analisa atendimento consular da Itália no Brasil.
    O senador Ricardo Merlo, subsecretário da Farnesina para os Italianos no Mundo (Foto Desiderio Peron / Arquivo Insieme)

    Merlo analisa atendimento consular da Itália no Brasil
    Entrevistas Insieme

     
     
    00:00 / 10:30
     
    1X
     

    No primeiro Podcast da Revista Insieme, o senador Ricardo Merlo faz uma rápida análise do atendimento que a rede consular da Itália proporciona à comunidade ítalo-brasileira. Os escritórios Belo Horizonte e, principalmente, o de Curitiba merecem restrições, segundo o subsecretário para os italianos no mundo da Farnesina – o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional.

    “O consulado de Curitiba não funciona”, disse Merlo, na entrevista concedida em São Paulo ao jornalista Eduardo Fiora, depois de ter passado dois dias na capital do Paraná, durante a XIV Reunião de Coordenação do Sistema Itália no Brasil.

    Merlo disse que no ano próximo deverá ser dado início à “mãe de todas as batalhas”, ou seja, o combate efetivo às chamadas filas da cidadania, que obrigam os ítalo-descendentes que pedem o reconhecimento da cidadania italiana por direito de sangue a longas esperas. Em São Paulo, essa espera pode superar o tempo de 12 anos.

    O Podcast Insieme – outra frente de jornalismo no seio da comunidade italiana do Brasil – é coordenado e produzido pela dupla formada por Eduardo Fiora e Giuliana Giannessi. Os arquivos de áudio postados aqui no site podem ser baixados, compartilhados e reproduzidos nas redes sociais