u SÃO PAULO – SP –

PATROCINANDO SUA LEITURA

 Sat Company, assim como outras empresas do setor, recebeu com surpresa a Resolução 245, do Contran, que determina a obrigatoriedade do uso de dispositivos anti-furto em veículos novos, a partir de 1º de agosto de 2009. Por essa razão, pretende se manifestar a respeito da situação, após realizar uma avaliação e análise do mercado.

 

Sobre a Resolução 245 – a Sat Company percebe que o setor público procurou uma solução para combater a criminalidade, porém, não houve a participação dos diversos públicos envolvidos. Uma solução seria criar uma comissão, com membros de todos os setores – Câmara Temática Veicular do Denatran, empresas de monitoramento, fabricantes do equipamento, Anfavea, AEA, CESVI e Fenabrave – para a definição do assunto.

 

A respeito do impacto da Resolução para o mercado de rastreamento – a empresa acredita ser positivo se os critérios de operação, homologação e controle estiverem claramente definidos, sem brechas.

 

Sobre o possível aumento da demanda no mercado de rastreamento – a Sat Company coloca como questão fundamental o investimento necessário e o período de retorno dessa aplicação. Com a obrigatoriedade da instalação e não da habilitação da empresa de monitoramento, não há a garantia de contratação do serviço. Assim, o conhecimento sobre a demanda existirá, somente, quando forem definidos os critérios.

 

Quanto ao fornecimento e monitoramento do equipamento obrigatório – a Sat Company também não possui tais informações, uma vez que não foram definidas pelos órgãos governamentais. Sabe-se apenas que a ativação será opcional, ou seja, o comprador do veículo terá o equipamento, mas não precisará, necessariamente, acioná-lo.

 

Sobre os mercados prejudicados – a empresa prevê, como grande prejudicado, o consumidor final, seguido pelos pequenos fabricantes dos equipamentos. O primeiro ficará responsável por pagar pela instalação e monitoramento.

 

Transferência do custo para o consumidor – a empresa acredita que para um valor médio de vinte mil reais, o aumento do preço do veículo ficará em torno de 4%. Além do custo de monitoramento, que para um veículo de mesmo valor, a média seria de R$ 840,00 por ano.

 

Sobre o mercado segurador – a Sat Company acha que não haverá uma redução das contratações do seguro, por ser uma segurança adicional envolvendo outros tipos de sinistralidade, como de colisão. Porém, acredita que haverá um desconto no preço da apólice. Mesmo assim, o consumidor arcará com a maior fatia dos custos. Uma hipótese: supondo que haverá um desconto médio de 10% no valor do seguro, a conta final do consumidor será acrescida em 57%, contando o seguro e o monitoramento.

 

No caso de motos – a empresa acredita que não haverá uma diminuição do alto índice de roubo e furto do bem, uma vez que o maior problema encontra-se nas motos de baixa cilindrada (125 cc). O custo de monitoramento para um proprietário desse tipo de moto não é muito atrativo, e seu publico dificilmente ativará o equipamento. Já para motos com maior cilindrada, por serem menos visadas e mais aceitas pelas companhias seguradoras, a condição é mais interessante e acessível.

 

Já para os carros usados – a Sat Company avalia que a resolução obrigando apenas os veículos novos terem o equipamento para dificultar o roubo e furto pode gerar uma  migração para os seminovos e usados.

 

Sobre a utilidade do sistema – a Sat Company afirma que os rastreadores e bloqueadores possuem uma eficiência em torno de 95% em caso de roubo e furto de veículos. O dispositivo pode, também, ser usado para auxiliar a polícia a identificar possíveis rotas do suspeito ou casos de seqüestro-relâmpago.

 

As possíveis falhas do sistema – a empresa afirma que algumas restrições, como por exemplo, áreas de sombra, túneis, aglomerados urbanos, galpões de concreto armado, entre outros, hoje não são mais um problema, pois existe o armazenamento com transmissão da rota do veiculo a partir da localização do sinal, que atualiza automaticamente as informações para monitoramento. O segredo está em ter uma instalação bem feita e de difícil localização do aparelho que bloqueia e emite o sinal.

 

Por fim, a Sat Company não critica iniciativa do setor público em combater a criminalidade, porém acredita que envolver as empresas, entidades e público na discussão pode contribuir, significativamente, para chegar à melhor solução para toda a sociedade.

                                             

 

Perfil da Sat Company

 

Há mais de dez anos voltada, exclusivamente, para o desenvolvimento de sistemas via satélite, a Sat Company disponibiliza rastreadores, bloqueadores e outras soluções na área de segurança veicular e, também, domiciliar. Atualmente conta com mais de 400 colaboradores e cerca de 350 postos de instalação para atendimento em todo território nacional.

 

Com uma estrutura composta por equipamentos de última geração, desde linhas digitais de transmissão até softwares desenvolvidos especificamente para o bloqueio e localização instantâneos do veículo, a empresa possui um o amplo portfólio de produtos e serviços o que permite a implantação de projetos únicos voltados para atender a necessidade do cliente.

 

A Sat Company atua em diversos segmentos, como por exemplo, o segurador e o transporte de carga. Tem como principais clientes a Sul America Seguros, Sabesp, Mapfre, Alpha Seguros, Itaú, AGF, Bradesco, Ouro Verde, Terra Company, Ferperez, entre outros. Além disso, atende também frotistas e consumidor final.

 

Realiza a instalação de seu sistema em qualquer localidade do território nacional, independente do tamanho da frota, tempo de fabricação ou tipo de carroceria do veículo a ser monitorado. E, além de fornecer os equipamentos, disponibiliza uma equipe técnica para o acompanhamento de todos os serviços e de eventuais reparos solicitados.

 

Já a central de atendimento funciona 24 horas por dia para atender, exclusivamente, as solicitações dos clientes, em qualquer situação, desde roubo e furto do veículo até manutenção do equipamento.

 

Dirigida por Marco Puerta (Diretor-Presidente) e Artur Giasante (Diretor Comercial), a empresa tem como objetivo principal oferecer segurança ao cidadão e resguardar seu patrimônio, uma vez que seus sistemas de rastreamento e bloqueio aumentam as chances de localizar e recuperar o veículo roubado e facilitam o trabalho da polícia.

 

GP SAT – Rastreamento via satélite com GPS

 

O carro chefe da Sat Company é o GP Sat, avançado sistema de rastreamento via satélite com base no GPS para monitoramento de veículos, no qual são integrados tecnologia digital, informática e os mais modernos sistemas de telecomunicação, inclusive a internet, para definir o local exato onde se encontra o veiculo.

 

O equipamento e seus acessórios – sensores, travas e escuta forçada – são instalados em aproximadamente uma hora no veículo. Quando um dos dispositivos for acionado, o rastreador entra em contato via GRPS (telefonia celular GSM) com a Sat Company, informando os dados e o posicionamento do veículo. Logo, a central de atendimento localiza o responsável pelo veículo, que indica qual é o procedimento a ser seguido, dentre eles, o bloqueio do veículo, resgate aéreo ou terrestre e acionamento do corpo policial.

 

Todas as informações sobre posições dos veículos podem ser acessadas pelo cliente, via Internet. A central de monitoramento e atendimento funciona 24 horas por dia.

 

SAT LIGHT – Bloqueador / Rastreador via celular

O Sat Light foi desenvolvido pela Sat Company para garantir a segurança do veículo e de seu usuário. Por meio de sinais de rede de telefonia celular, o equipamento consegue bloquear e, posteriormente, localizar o veículo, em qualquer localidade do território nacional.

 

Em até um raio de 300 metros da região da Grande São Paulo, o sistema pode definir a exata posição do veículo, para as outras áreas, é informado, apenas o nome do município em que se encontra posicionado.

 

Homologado pelo CESVI (Centro de estudos de segurança viária), o Sat Light leva entre uma hora e uma hora e meia para sua instalação. Sua principais vantagens são: baixo custo de aquisição e manutenção, botão de pânico, mais conhecido como anti-seqüestro, atualização automática on-line, desconto de até 30% em diversas seguradoras e acesso via Internet para localização do veículo.

 

Segurança para condomínios

A Sat Company também disponibiliza soluções em sistemas de vigilância e monitoramento para condomínios residências, empresariais e industriais. Oferece, ainda, projetos personalizados de engenharia de segurança, com integração de sistemas múltiplos, como por exemplo, circuito fechado de TV, controle de acesso e transmissão de imagem.

 

No caso de alarmes, os dispositivos podem ser adaptados de acordo com a necessidade do cliente, o que possibilita realizar a sua comunicação com a central por meio de diversas tecnologias: modem, rádio, celular ou IP. Além disso, a Sat Company disponibiliza viaturas para atendimento de apoio.