Uma “Carta de Laguna” marcará a posição da comunidade italiana do Sul do Estado de Santa Catarina diante de sua história e das últimas mudanças no campo da cidadania, no encerramento do seminário “150 anos da Colonização Italiana em Santa Catarina: Tradição, Luta e Legado”, a realizar-se neste sábado (18/10), nas dependências do Clube Blondin, em Laguna (SC). O evento marca o começo oficial das celebrações que culminarão em 2027, em memória à imigração italiana na região.
A abertura oficial está marcada para 8h30, no Clube Blondin, com a presença do deputado Julio Garcia (presidente da Alesc), de representantes do Consiglio Generali Italiani all’Estero, do Comites Paraná–Santa Catarina, de prefeitos de municípios históricos da colonização italiana — Laguna, Pedras Grandes, Urussanga e Nova Veneza —, além de diversas autoridades brasileiras e italianas.
A programação da manhã prossegue com palestras de Newton Bortoloto (“A influência italiana no desenvolvimento do sul de SC”) e Eusébio Tonetto (“Azambuja e o início da colonização italiana no sul catarinense”).
A programação da tarde se inicia às 14h, com as palestras da Dra. Nelma Baldin, que abordará “A história da imigração italiana e sua colonização no sul de SC”, e do Deonísio da Silva, com o tema “A miscigenação de italianos com outras etnias que modificou a aparência física, os costumes, a linguagem e a religião no sul de SC”.
Após um coffee break, será lida e discutida a Carta de Laguna, mediada por Fabiola Cechinel (Secretaria Nacional da Associação Para a Itália Mundo), Julio Cancelier (jornalista) e Adilcio Cadorin (advogado). O encerramento está previsto para as 18h.
À noite, a partir das 20h, haverá a Noite Italiana Festiva no mesmo local, com jantar típico, apresentações culturais e musicais e homenagens às famílias italianas pioneiras de Laguna.
Embora o seminário tenha entrada franca, os ingressos para a Noite Italiana são limitados e devem ter sido adquiridos até o dia 08 de outubro de 2025.
A realização do evento é do Instituto CulturAnita, com produção da PAACT, e conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de SC, Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Laguna, Unisul, Comites e diversas associações culturais ítalo-brasileiras.