Consulados em SC e ES: Mezzogiorno comemora mais uma etapa depois de contatos na Itália. E se diz otimista.

971

Animado depois de mais de uma semana de contatos na Itália, Diego Mezzogiorno acredita que até “o fechar deste ano a gente estará inaugurando os consulados italianos em Florianópolis e no Espírito Santo”. E talvez – segundo também ele sugere em entrevista exclusiva a Insieme via internet hoje à noite – com a presença de alguma autoridade italiana de primeiro escalão na festa.

O conselheiro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Santa Catarina estava ainda em Roma, onde fez diversos contatos com parlamentares e autoridades do novo governo italiano. Mas foi com o embaixador do Brasil na Itália, Antonio Patriota, que jogou suas maiores cartas: a oferta feita pelos governos dos dois Estados de toda a infra-estrutura necessária ao funcionamento das duas unidades consulares.

Patriota, sob a orientação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, formalizará perante as autoridades italianas, a oferta feita “que neutraliza – segundo Mezzogiorno – todos os argumentos relativos a dificuldades econômicas frequentemente alegados”.

“O embaixador – postou Mezzogiorno em seu perfil do Facebook – além de ter sido muito receptivo com o pedido atuará junto ao governo italiano para que tenhamos essa demanda atendida. Além da questão consulado fui convidado a atuar em vários projetos comuns Brasil-Itália para cultura e educação”.

Mezzogiorno esteve também com o senador Ricardo Merlo, agora nomeado para altas funções no Ministério das Relações Exteriores da Itália, e com o deputado Luis Roberto Lorenzado, dos quais obteve a promessa e empenho efetivo pela causa.

Com as autoridades italianas, Mezzogiorno tratou do tema na condição de representante dos dois Estados, enquanto o deputado Vicente Caropreso entregava, em Brasília, no último dia 7, ao embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, documento intitulado “Carta de Santa Catarina”, subscrita pelos deputados da Alesc, que solicitam a instalação do consulado italiano em Florianópolis.

A entrega ocorreu durante recepção na Embaixada em comemoração ao Dia Nacional da Itália. De acordo com o parlamentar, o embaixador é favorável à instalação, assim como o ministro conselheiro Filippo La Rosa. “Fomos elogiados pela iniciativa que não é só nossa, mas da comunidade italiana que vive em Santa Catarina e o embaixador nos garantiu que encaminhará o pedido e nos responderá assim que possível”, comentou Caropreso, que é também membro do Comites PR/SC.

Renata Bueno, o embaixador Antônio Bernardini, Eliane Starling do Comites de Brasília e o deputado Vicente Caropreso (Foto Cedida)

No dia 25 de abril – divulgou a assessoria do deputado – “Caropreso que coordena os trabalhos parlamentares para a instalação do Consulado, promoveu um café da manhã em seu gabinete que contou com a presença de 11 deputados estaduais de origem italiana e representantes de entidade ligadas à causa. Na oportunidade ficou acertado o envio da Carta de Santa Catarina à Itália com o intuito de conseguir o mais rápido possível a instalação”.