Massaranduba-SC festeja domingo os 140 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos na região

0
221
Representação do trabalho feminino na imigração em Massaranduba (2003) (Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

O próximo fim de semana será todo festivo para a comunidade italiana de Massaranduba, com a celebração dos 140 anos do início da imigração italiana na Colônia Luiz Alves. O ponto alto das comemorações será a celebração de missa seguida de almoço, domingo, na comunidade da Sagrada Família, em Braço Direito, no interior do Município, com homenagem a Dom Antonio Della Lucia, que era o pároco de Canale D’Agordo (Província vêneta de Belluno) quando os primeiros imigrantes partiram no final do século 19.

Segundo informa Iria Tancon, professora e correspondente consular para a região do Vale do Itapocú, a data trará para o Brasil uma delegação italiana de 10 pessoas de Valle del Biois, chefiada por Luca Luchetta, cuja chegada à região está prevista para o dia 23. No dia 24 eles serão recebidos na sede da Prefeitura de Jaraguá do Sul, ali almoçando com o prefeito Antidio Aleixo Lunelli. Paralelamente, está previsto na sede do Círculo Italiano e durante todo o dia, estendendo-se também no sábado, a já anunciada ação itinerante do Consulado Geral da Itália para a emissão de passaportes italianos.

Mais tarde, já em Massaranduba, segundo Tancon, haverá reunião de trabalho entre a delegação italiana e autoridades locais na Prefeitura Municipal, para tratar de ações pelo fortalecimento do “gemellaggio” entre as duas comunidades, seguindo-se homenagens a personalidades na sede da Câmara Municipal, em sessão especial. Às 19hs, no centro de eventos, haverá a noite cultural “Saberes e sabores”, onde todas as etnias irão disponibilizar suas comidas típicas.

No dia 25, conforme o programa, a delegação italiana deverá ir até a Chiesetta Alpina na parte da manhã, onde haverá missa e, em seguida, almoço numa chácara em Guaramirim. É na mesma Chiesetta Alpina que a programação será encerrada, no final do dia seguinte – domingo: no final da tarde será feita a recepção ao cônsul geral da Itália em Curitiba, Rafaele Festa, pelos prefeitos da Amvali – Associação dos Municípios do Vale do Itapocú, tendo por convidado também o prefeito de Luiz Alves, liderados pelo prefeito de Jaraguá do Sul e expoentes da comunidade italiana local.

Segundo Iria Tancon, “o evento será, o tempo permitindo, na Chiesetta Alpina onde, após um simples cerimonial de acolhida dentro da igreja, será oferecido jantar (churrasco) de boas vindas ao Sr. Cônsul”, que já ao meio-dia estará também na missa no interior de Massaranduba.