Santa Catarina e Espírito Santo, juntos, retomam a luta pela instalação de um consulado italiano

0
3808
O ministro Aloysio Nunes com o deputado Tebaldi e o conselheiro Mezzogiorno. (Foto Cedida)

Na retomada do movimento pela instalação de consulados da Itália em Florianópolis – Santa Catarina e em Vitória, no Espírito Santo, está sendo envolvido, pela primeira vez, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes. Com ele estiveram, no Palácio Itamaraty, em Brasília, o deputado federal catarinense Marco Tebaldi (PSDB) e o conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria italiana de Santa Catarina, Diego Mezzogiorno.

“É a primeira vez que o Ministério de Relações Exteriores do Brasil se posiciona no sentido de resolver essa demanda”, disse Mezzogiorno, ao anunciar que outro encontro com o ministro deverá acontecer em breve, agora com a participação de mais gente: o recentemente eleito presidente da Casa d’Itália do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto, e a deputada paulista Bruna Dias Furlan (PSD) que apoia a causa na condição de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

Segundo informa Mezzogiorno, o Ministro Aloysio Nunes disse que, a pedido do deputado Tebaldi, ele irá contatar o governo italiano. As assembléias Legislativas de Santa Catarina e do Espírito Santo deverão, nos próximos dias, aprovar moção de apoio à reivindicação dos dois estados brasileiros com o maior percentual de ítalo-descendentes em sua população. “A nossa – raciocina Mezzogiorno –  é uma demanda antiga que, atendida, contemplaria mais da metade da população dos dois Estados”. Ele acrescenta que o tema será levado também ao deputado Fabio Porta.