(Português BR) Cidadania ‘iure sanguinis’: Juristas italianos marcam novo debate, agora em Roma. Presidente do Tribunal de Veneza participará

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português BR.

Um debate sobre “A cidadania Italiana por descendência – aspectos teóricos e práticos no caleidoscópio do direito comparado” está sendo anunciado para o próximo dia 21, em promoção da Sapienza – Università di Roma e Université Paris Nanterre. Dele participarão renomados juristas italianos, entre eles o presidente do Tribunal de Veneza, Salvatore Laganà, que recentemente externou queixas sobre o número de processos de reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis na Região do Vêneto.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O encontro será realizado na Faculdade de Jurisprudência da universidade romana, com início às 14 horas, sob a coordenação científica de Diego Corapi, Gianluca Scarchillo e Giovanni Bonato. Terá participação presencial e remota, através do Google Meet, com possível transmissão direta pelos canais da Revista Insieme.

Segundo a programação, após a saudação institucional do professor Oliviero Diliberto, diretor da Faculdade de Jurisprudência da Universidade Sapienza, dos professores Diego Corapi e Gianluca Scarchillo, da mesma instituição, seguir-se-á o pronunciamento dos relatores.

O professor Giovanni Bonato, da Universidade Paris Nanterre falará sobre “a transmissão da cidadania italiana por descendência: fundamentação e evolução normativa”;  o professor Marcelo Ribeiro do Val, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, falará sobre “a dupla cidadania na perspectiva do ordenamento brasileiro; enquanto o presidente do Tribunal de Veneza, Salvatore Laganà, vai falar sobre “»O tratamento dos processos de reconhecimento de cidadania no Tribunal de Veneza. Casos práticos e aspectos processuais”.

Juíza do Tribunal de Roma, Adele Pezone, abordará os «principais procedimentos judiciais de reconhecimento da cidadania iure sanguinus e práticas operacionais do Tribunal de Roma». O juiz do Tribunal de Veneza Giovanni Colasso falará sobre “princípio de concisão dos atos processuais e disciplina das despesas nos julgamentos de reconhecimento da cidadania”.

Por fim, a advogada Maristella Urbini, da Auci – Avvocati Uniti per la Cittadinanza Italiana, falará sobre “aspectos críticos dos processos administrativos e de execução da sentença em matéria de cidadania por descendência».

Estão previstas intervenções programadas dos juristas Alessandro Imperia, Marco Mellone, Antonio Maria Quondamstefano, Monica Restanio, e Alessandro Schioppa.

Uma “4Chiacchiere Insieme sobre o evento deverá acontecer na próxima semana, envolvendo  alguns dos participantes do seminário, cujo programa, na íntegra, está abaixo.

https://meet.google.com/jiy-biev-ckn