u A DNA Security, especialista no desenvolvimento de sistemas inteligentes que gerem rastreabilidade e procedência ao bem automotivo, lançou o DNA AutoDot, um novo dispositivo que permite a gravação de até 15 mil micro-pontos em todo o veículo, no dia 23 de junho último, em São Paulo.
Durante o lançamento, que contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre empresários, autoridades e especialistas em segurança automotiva, o professor do Centro Universitário Ibero-americano, Alexandre Del Fiori, indagou a possibilidade de o novo sistema ser utilizado no agronegócio, a fim de dificultar o roubo de máquinas e implementos agrícolas. “Com o avanço tecnológico nesse setor, existem tratores e colheitadeiras, por exemplo, com custos chegando ou ultrapassando a casa de um milhão de reais. Se esses equipamentos forem roubados, dificilmente serão rastreados e recuperados e o prejuízo será imenso”, explicou.
O deputado estadual e Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Conte Lopes, concorda com o professor e acrescenta que, com a gravação de peças, o setor poderia obter mais controle para identificar não apenas a máquina, mas também seus componentes. “Temos conhecimento de casos no interior de São Paulo em que o criminoso rouba a máquina agrícola para vendê-lo, com nota falsificada, a um preço mais barato para outro empresário, que não desconfia a origem real do produto”, ressaltou.
Segundo o presidente da DNA Security, Marco Antônio de Lucca, o DNA Autodot pode ser utilizado em qualquer tipo de equipamento agrícola, além de carros, motos e veículos de carga. “Os micro-pontos gravados possuem uma numeração única e exclusiva, com isso será possível identificar a máquina em caso de roubo”, afirmou.
DNA AUTODOT – PROCESSO DE GRAVAÇÃO
O DNA Autodot foi desenvolvido à base de processos nanotecnológicos, que permitem a pulverização de milhares de micro-dots acondicionados e embalados de forma prática e segura em latas, sendo capaz de marcar, em cerca de 15 minutos, até 15 mil micro-pontos em todo o veículo ou equipamento. Para completar, ao final do processo, são colocados no pára-brisa e na parte traseira dois adesivos de cor predominantemente amarela, que identificam aquele bem como protegido pelo dispositivo.
Os micro-pontos são feitos de níquel, mesmo material utilizando em passaportes e em papel-moeda, o que impossibilita sua falsificação. Para visualizar os micro-pontos, é só utilizar uma lupa sob luz ultravioleta sob os locais da marcação.
O principal benefício do DNA AutoDot é a proteção passiva do cidadão, já que sua atuação está focada no anti-roubo e furto. Outros fatores positivos são: total segurança no momento da gravação, não interfere nos sistemas elétricos e de alimentação do equipamento ou veículo, não precisa de qualquer comando para sua ativação, pode ser aplicado em peças de plástico, alumínio, aço, entre outros materiais, é aplicado uma única vez ao preço de R$ 190,00, sem a necessidade de manutenção.
DNA SECURITY – Pioneira no desenvolvimento de dispositivos inteligentes que gerem rastreabilidade e procedência ao bem automotivo, a DNA Security (a sigla DNA significa “Distribuição Numérica de Autenticidade”) possui produtos voltados à proteção passiva do cidadão e ao combate ao furto, roubo, desmanche, adulteração e receptação de veículos. Um deles é o sistema de controle e gravação do número de chassi, em baixo relevo, em diversas partes e peças dos automóveis, utilitários, caminhões e motos. Com eficiência comprovada de 60% no combate ao roubo e furto de veículos, aproximadamente 300 mil veículos já possuem o dispositivo, que ainda proporciona descontos na contratação e renovação de seguros