u SAN PAOLO – SP – O ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Agência do Governo Italiano preposta à promoção do intercâmbio comercial entre a Itália e os outros países, juntamente com a COMAMOTER – Associação Italiana dos Construtores de Máquinas para Movimentação de Terra, e a UCOMESA – Associação Italiana dos Construtores de Máquinas para Construção e Trabalhos Públicos, organizam para a M&T Expo 2006, uma coletiva de indústrias Made in Italy.
Esta é terceira participação oficial italiana na M&T Expo, que é considerada a maior feira do Brasil no setor de máquinas para construção civil, infra-estrutura e movimentação de terra. O Pavilhão Itália, este ano, contará com conceituadas empresas fabricantes dos mais variados tipos de produtos que vão desde miniescavadores, tratores com esteiras, guinchos elétricos e hidráulicos, plataformas aéreas a componentes para as máquinas e peças de reposição.
A indústria italiana de máquinas deste setor é considerada hoje uma das mais avançadas do mundo, contribuindo para que a Itália seja líder mundial de máquinas com esteiras. Em 2005, a sua produção cresceu 8,8%, atingindo um faturamento de 3,4 bilhões de euros; fato este que veio de encontro a economia global italiana que vive um clima de marasmo.
No primeiro trimestre deste ano, a produção italiana de máquinas voltou a crescer em 13,4% comparando ao mesmo período do ano passado, contrariando mais uma vez a média nacional. Estes índices fazem com que o presidente da Comamoter, Enrico Tonetti, reitere a sua afirmação de que a indústria de máquinas para construção, infra-estrutura e movimentação de terra é um setor em crescimento, e cresce também quando a produção em geral permanece sem mudanças.
O início desta produção italiana data do século XV, sendo a primeira máquina que se tem notícia na história deste setor criada por um italiano no ano de 1420. Mas o desenvolvimento da tecnologia italiana desta indústria de máquinas começou depois da Segunda Guerra Mundial, seguindo o rastro do setor de máquinas agrícolas que começava a utilizar suas próprias idéias e know-how.
Depois da guerra até os anos setenta, houve um desenvolvimento e expansão do setor que se retraíu na década seguinte, retomando o fólego no final dos anos 1980. Atualmente a indústria é formada por muitas empresas de pequeno e médio porte e se distingue pela sua produção variada de máquinas e equipamentos. Estes produtos são exportados para mais de cem países como os Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha e Alemanha.
Esta capacidade de crescimento e diversificação de produtos estará a disposição dos interessados na M&T Expo representandas pelas empresas participantes do Pavilhão Itália.
O Pavilhão Itália está localizado na Avenida Central D, 30 e contará com importantes e conceituadas empresas Italianas do setor de máquinas para construção, infra-estrutura e movimetação de terra:
ü Hinowa Srl Máquinas para movimentação de terra |
ü Safim SpA Componentes de freios para veículos |
ü COBO Srl Componentes eletro-eletrônicos |
ü T.M.A. Srl Guinchos elétricos e hidráulicos |
ü AM.CO High Gaskets Peças de reposição para máquinas |
ü Verona Fiere/Samoter Centro feirístico internacional |
< ?xml:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" />
|