150 anos: Legislativo do Distrito Federal rende homenagens em comemoração à Grande Imigração italiana no Brasil. Veja os nomes

Uma sessão solene de homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil será realizada dia 12 próximo pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Convites para o evento estão sendo distribuídos pelo presidente da casa, deputado Wellington Luiz. A sessão está marcada para ter início às 19 horas  no plenário da CLDF, com a presença prevista, entre outros, do embaixador da Itália no Brasil Alessandro Cortese.

Segundo o advogado Frederico Tojal Cianni, presidente Comites – Comitato degli Italiani all’Estero do Distrito Federal, serão homenageadas diversas personalidades da comunidade italiana que se destacaram em diversas áreas de atuação, a começar pelo embaixador Cortese e pelos próprios integrantes do órgão de representação por ele presidido.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Na abertura da sessão solene haverá um pequeno concerto, além do recital de um poema italiano por atriz ítalo-brasileira e, ao final, será servido um coquetel e aberta uma exposição de artes plásticas. A seguir, publicamos os nomes dos que serão homenageados com um breve currículo distribuído pela organização:

 HOMENAGEM  ESPECIAL  –  EMBAIXADOR  ALESSANDRO  CORTESE, Nascido em Roma em 16 de outubro de 1960, formado em Direito pela Universidade de Roma “La Sapienza” em 1984, ingressou na Carreira Diplomática em março de 1986. Primeiramente, prestou serviço na Secretaria da Direção-Geral de Cooperação para o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores (MAE), sendo posteriormente designado para a Secretaria-Geral do Ministério em 1988. De 1989 a 1993, foi responsável pelo Escritório Comercial da Embaixada da Itália em Pretória (África do Sul). Transferido para Bruxelas no Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia, trabalhou na Direção de Cooperação Política e posteriormente na Direção de Política Externa e de Segurança Comum (PESC), com responsabilidade pelos dossiês da OSCE – Conselho da Europa e pelo Pacto de Estabilidade para o Sudeste Europeu. A partir de janeiro de 1995, ingressou na Representação Permanente da Itália junto à UE como Conselheiro para a PESC, presidindo o grupo de trabalho dos Conselheiros da PESC e o grupo de trabalho para a antiga Jugoslávia no Conselho durante a Presidência italiana da UE em 1996.

 Em outubro de 1997, retornou ao Ministério como chefe de um dos escritórios do Serviço de Imprensa e Informação, onde cuidou dos contatos com os meios de comunicação italianos e estrangeiros, além de ser responsável pelo site da internet e pelos desenvolvimentos tecnológicos do Serviço. Em 1999, foi novamente destacado para Bruxelas no Secretariado-Geral do Conselho da UE como responsável pelo Escritório dos “Balcãs Ocidentais”. De 2002 a 2006, desempenhou as funções de Ministro-Conselheiro na Embaixada da Itália em Ottawa. Ao retornar a Roma, foi nomeado Vice-Chefe do Serviço de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores. Desde maio de 2008, ocupou o cargo de Conselheiro Diplomático do Presidente da Câmara dos Deputados.

Em julho de 2012, foi nomeado Embaixador junto ao Comitê Político e de Segurança da UE, cargo que ocupou até dezembro de 2016. Após seu retorno a Roma, foi primeiro Coordenador para a preparação da Presidência italiana da OSCE em 2018 e, em seguida, Vice-Diretor-Geral de Assuntos Políticos e Diretor-Chefe de Segurança. Em junho de 2018, foi nomeado Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação Institucional do Ministério das Relações Exteriores e porta-voz do Ministro. Desde 11 de novembro de 2019, atuou como Representante Permanente da Itália junto às Organizações Internacionais em Viena. Desde 2 de outubro de 2023, é o Embaixador da Itália em Brasília. O Embaixador Cortese é casado e tem um filho.

 1  – CATEGORIA ARTES E CULTURAS ITALIANAS

 a)    ARTES PLASTICAS – KLEBER CIANNI, ítalo-brasileiro. Nasceu em Brasília, em 1978. Tem um estúdio em Florianópolis, Brasil, onde passa parte do ano. Sua carreira como artista visual começou em 2015, finalista do Stencil Art Prize em Sidney, Australia. NORMOSE foi sua 1a exposição individual/ 2017, no Museu Nacional da República, em Brasília. Em 2019, residindo em Berlim, Alemanha, participou de exposição coletiva na Glogauair, alavancando sua carreira internacional. Em 2020, durante a pandemia, participou de exposições virtuais na MAD – Milão, Itália e Londres , inglaterra. Desde 2021, artista contratado pela Haze Gallery em Berlim , com 2 exposições individuais e participação em diversas exposições e feiras de artes em Bruxelas, Hamburgo, Budapeste, Moscou. Em 2022 realizou exposição das suas obras de arte que ilustram o livro infantil Aída Colorida, na Fundação Athos Bulcão, Brasilia-DF. 

b) ARTES CENICAS – JULIANA ZANCANARO éAtriz, dançarina, escritora, locutora e produtora cultural. Participou de 15 espetáculos (incluindo La Grazia Innaturale di Nijinsky (em italiano)), 10 filmes e diversos comerciais ou vídeos institucionais. Tem 3 livros publicados e traduziu duas obras, uma delas Pietre d´Acqua, da atriz ítalo-britânica Julia Varley. Produz o festival Solos Férteis e a residência artística A Arte Secreta do Ator, na qual traz, há 17 anos, o diretor italiano Eugenio Barba a Brasília. Bisneta de Luigi Zancanaro e  e Antonia Madalosso Lira, que chegaram ao Brasil no final do século XIX, nasceu em Recife, mas é candanga há 37 anos.

 c) COREOGRAFIA / DANÇA – MARBO GIANNACCINI, ítalo-brasileiro, nascido em SP, em 1937, tem formação em dança clássica pelo Teatro Municipal de São Paulo e teatro pela Waseda University, no Japão. Atuou, foi professor e diretor em diversas instituições. Em Brasília, desde 1994, criou Espaço G51 e, depois, como presidente do Conselho Diretor da Casa d’Italia de Brasília introduziu e organizou o ensino sistemático da Língua Italiana na instituição. E como Diretor-executivo do Núcleo de Arte e Cultura, criou o Teatro Goldoni, a Galeria Lina Bo Bardi e a Sala Adolfo Celi. Esses espaços, dentro da Casa d’Itália, abrigaram e fomentaram a arte em Brasília por mais de duas décadas, sempre valorizando, enaltecendo obras de importantes autores italianos como Goldoni, Boccaccio, Ruzante e o Pirandello.

 d) CULTURA E INTERCÂMBIO CULTURAL BRASIL X ITALIA – ROBERTO MAX STORAI LUCICH,  conhecido como *Max Lucich* Italianista, professor de língua e cultura italiana, nascido em New York, onde os seus pais estavam trabalhando na época. Cresceu em Trieste, cidade do seu pai, e tem uma forte conexão com a Toscana, onde a sua mãe nasceu (Provincia di Firenze). Estudou nos Estados Unidos, terminando uma M.B.A. na New York University. Em seguida, longos anos trabalhando como analista e representante do Made in Italy no ICE New York (Instituto Commercio Estero). Chegou em Brasília casado e iniciou a sua carreira na UnB como professor de inglês. Ao longo dos anos, iniciou o ensino de italiano na graduação na UnB (tendo um bacharel em Literatura italiana da University of Pennsylvania/Università di Firenze), criou então o Laboratório de Cultura italiana na UnB (Panorama Italiano DEX/LET) e fundei em 2005 o Coro Italiano UnB. Em 2015 foi eleito ao meu primeiro mandato como Conselheiro no novo Comites Brasília e foi reeleito em 2022 para um segundo mandato, ocupando atualmente o cargo de vice-presidente. Desde 2004, ocupa o cargo de representante em Brasília da associação cultural Giuliani nel Mondo, de Trieste.

 e) CINEMA – SERGIO MORICONI, Jornalista, sociólogo e professor de cinema,   milita   há   mais   de   35   anos   no   cinema de Brasília. Dirigiu o curta-metragem Athos (1997), uma homenagem ao artista Athos Bulcão. Colaborou no roteiro do longa-metragem Louco Por Cinema, de André Luiz Oliveira, vencedor do Festival de Cinema de Brasília   de   1997.  É co-roteirista dos longa- metragens O Romance do Vaqueiro Voador (2007), dirigido por Manfredo Caldas, premiado no Festival de Toulouse, França e Dom Quixote do Araguaia, de Érica Bauer, o segundo não realizado. Dirigiu também o curta   Carolino   Leobas   (1978)   e   dividiu   com Vladimir Carvalho a direção do curta Perseguini (1981). Nos anos seguintes, na década de 80, dedicou-se à produção e direção de vídeos culturais e educativos, com destaque para Quinca e Albertino. Em 88, participa da produção e faz direção de atores infantis do longa A TV Que Virou Estrela de Cinema. Faz câmera, direção e edição do clip do grupo Akneton premiado no 1º Festival Nacional de Vídeo de Vitória, em 89. Foi crítico de cinema e música do Jornal de Brasília além de colaborar, como crítico de cinema, com diversas publicações, entre elas o caderno Pensar, do Correio Braziliense e a Revista Roteiro. Foi professor de cinema do Espaço Cultural 508 Sul durante 20 anos. Nos anos 2005/2006, foi o apresentador oficial da série Encontro com o Cinema Brasileiro, do CCBB em Brasília. Foi curador das mostras Nação Farkas, Seijun Suzuki – O coreógrafo da violência, Vladimir 70, O Baú de Jim Jarmusch, A Idade da Inocência e Vladimir Carvalho – 8.0, todas realizadas em parceria com Centro Cultural Banco do Brasil. Em dezembro de 2005 é convidado pela Comissão do Ano do Brasil na França para participar como debatedor e palestrante do Festival des Trois Continents, na cidade de Nantes, na França, apresentando o tema A Representação de Brasília na obra de Vladimir Carvalho. Em 2014 participa, como convidado, dos festivais de Berlim, na Alemanha, e Toulouse, na França. É o criador e curador do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local, que foi realizado até 2018 na cidade goiana de Pirenópolis e, a partir de 2019, transferiu-se para o Cine Brasília. Também é um dos idealizadores do Cine Bike – Festival Internacional de Cinema e Mobilidade Urbana, cuja primeira edição ocorreu em julho de 2022. É o autor do livro Cinema – Apontamentos Para Uma História, editado pelo Instituto Terceiro Setor, um panorama da atividade cinematográfica em Brasília desde antes de sua inauguração até os anos 2000. Foi também curador, durante vários anos, do Festival de Cinema Europeu de Brasília e apresentador das sessões quinzenais de filmes na Embaixada da França. Foi o programador do Cine Brasília entre os anos 2013 a 2018, retomando esta mesma atividade em setembro de 2022 até meados de 2023. Integrou durante vários anos a comissão curadora e de organização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Sob a direção do cineasta Silvio Tendler, coordenou e mediou debates durante as edições virtuais do Festival de Brasília nos anos de 2020 e 2021 Escreveu o roteiro do longa-metragem Justino em 2023, filme ainda inédito. Tem textos publicados em revistas especializadas, catálogos de mostras de cinema e livros. É vice-presidente da Fundação Athos Bulcão. Foi distinguido em 2021 com o título de Cavalieri (Ordine Stella D’Italia) pelo governo italiano por sua atuação na promoção da cultura italiana, em especial o cinema, no Brasil.

f) MÚSICA – LUIZA FRANCESCONI nascida em Brasilia a ítalo-brasileira foi eleita a melhor cantora lírica do ano pela mídia especializada em 2022 e 2018, Luisa Francesconi é uma das artistas mais completas de sua geração, possuindo vasta experiência em palcos latino-americanos e europeus. Luisa estudou em Brasília e aperfeiçoou os seus estudos com Rita Patané, em Milão. É uma das mais importantes mezzosopranos brasileiras de sua geração, tendo em seu repertório mais de 50 personagens de ópera interpretados, além de vasto repertório de concerto. É Mestra em Música pela Unesp, possui três pós-graduações na área de voz e é doutoranda pela USP. Dá aulas de canto lírico há mais de 10 anos. Seus próximos compromissos incluem óperas no Theatro Municipal e no Theatro São Pedro em São Paulo e apresentações e gravação da Segunda Sinfonia de Mahler com a Osesp.

 2  – CATEGORIA LITERATURA, EDUCACAO, LINGUA ITALIANA

 a) ENSINO SUPERIOR – MARCO IANNIRUBERTO, nascido em Nápoles, Itália, vive em Brasilia há 20 anos, possui graduação em Ciências do Mar pela Università degli Studi di Napoli Parthenope (1988), doutorado em Ciências Ambientais: Ambiente e Recursos Marinhos pelo Ministero Università e Ricerca Scientifica e Tecnologica (1994), pós doutorado na University of Miami (1994) e no CNR-IRPI (2022). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade de Brasília e coordenador do programa de pós graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, Meteorologia e Oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica aplicada ao estudo de grandes rios da bacia Amazônica, assoreamento de reservatórios, plataforma continental e avaliação de recursos eólicos off-shore.

 b) LINGUA ITALIANA – IVANO BELLINO, nascido em Turim (1963). Faculdade de letras e filosofia da Universidade de Turim. Mora em Brasília desde o 2005, licenciado em letras e especializado na didática da língua Italiana, é cidadão brasileiro naturalizado desde o 2011. Atua como professor de Italiano há vinte anos em faculdades e seminários da capital. Foi diretor, junto a embaixada, do centro Uni-italia para a promoção acadêmica e orientação ao estudo no ensino superior na Itália.

 c) CURSO DE LÍNGUA ITALIANA – GIANLUIGI PLANEZIO, Diploma Italiano em Contabilidade 1969/70 Formatura em Pedagogia 1978. Imigrado as Italia para o Brasil no ano 1996. Atividades : De 1998 a 2000 professor de Italiano junto à Instituto Garcia Lorca, Casa do Ceará. Nova atividade od instituto, criada em colaboração com o então Diretor De 1999 a 2003 professor e diretor dos cursos junto à Associação Dante Alighieri de Brasilia. Convidado pelo Então Presidente Dr. Giovanni Gambella. De 2004 ate hoje Presidente e diretor de cursos da Associação Dante Alighieri de Brasilia De 2006 a 2009 professor de Italiano junto ao Seminário Maior de Brasilia – Nossa Senhora de Fatima, formando seminaristas do curso de filosofia De 2009 a 2017 professor de italiano junto à UNB idiomas curso instituído no ano 2009. Primeiro professor contratado. De 2017 ate hoje responsável pela certificação em lingua Italiana PLIDA junto à Escola de Italiano Dante Alighieri De 2021 a Associação Dante Alighieri mudou a própria estrutura tornando-se MEl e mudando  o  nome  em  Escola  de  Italiano  Dante  Alighieri De 2021 ate hoje presidente e diretor didático da Escola de Italiano Dante Alighieri Ao longo dos 26 anos de atividade como professor tive a oportunidade de ensinar o idioma italiano a muitas pessoas de todos os níveis, políticos, funcionários públicos, pessoas comuns. Passaram pela nossa instituição muitos cidadãos com descendência italiana querendo aprender este maravilhoso idioma. Atualmente tem cerca de 220 alunos frequentando os cursos e aulas individuais. Teve o prazer de conhecer, ao menos, cerca de cinco mli estudantes.

 d) LITERATURA – SOLANGE DE AZEVEDO CIANNI, ítalo-brasileira, nasceu no Rio de janeiro em 1957. Mudou-se para Brasília aos 14 anos e fez desta cidade o seu lar. É escritora, atriz e pedagoga, com especialização na Universidade de Barcelona – Espanha. Atriz em Gota D’Água com Bibi Ferreira , inaugurando o teatro Dulcina em Bsb/ 80 e com vários Diretores renomados da cidade. Dramaturgia infantil escreveu e produziu” Quem Tem Medo de Ter Medo”/ 95. Como escritora tem 6 livros infantis editados, dentre eles:   AÍDA Colorida / 2020 – livro de arte para a 1a infância, com ilustrações de Kleber Cianni, lançamento e exposição das artes/ ilustrações na FundAthos, Brasília. Para adultos lançou, dentre outros: ⁃  Bailarina do meu Jardim ,Finalista em 2 categorias no I Prêmio Candango de Literatura / 2022; ⁃  O Luto da Baleia, finalista do Prêmio Jabuti/23, categoria Romance de Entretenimento. Em 2023 transformado em performance dramática, com apoio do FAC. Ambos tiveram lançamento na Feira do Livro de Lisboa, Portugal. É membro do Coletivo Literário Maria Cobogó.

3 – CULINARIA, GASTRONOMIA, ENOLOGIA E TURISMO ITALIANOS

 a) ENOLOGIA / VINHOS – SUELI MAESTRI, Ítalo-brasileira, nascida em Uberlândia-MG, chegou em Brasília com a família em 1966, o pai pai trouxe a metalúrgica dele de Uberlândia para o Gama nos áureos tempos inicio da nova Capital, formada em Direito e Administração de Empresas com especialização em gestão de Negócios pela FGV. Jornalista especialista em vinhos e gastronomia. Editora do site Vinho Capital Enologia & Gastronomia, é idealizadora e curadora da Vini D’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil, organizado pela Embaixada da Itália no Brasil. Recebeu em 2022 a Comenda concedida pelo Governo italiano “Ordine della Stella d’Italia – Grau Cavaliere”. Recebera em novembro o titulo Cavaliere da Ordine Dei Tartufo e vino di Alba/ Italia. Pelo relevante trabalho na divulgação da cultura enogastronômica italiana. Tem título de sommelier internacional pela Associação Brasileira de Sommelier- ABS/DF, International Sommelier Guild – ISG e Wine & Spirit Education Trust-WSET, além de cursos especializados de vinhos, como: Italianos, portugueses , franceses, e Argentinos. Há 20 anos participa de ações para auxiliar pequenos produtores italianos a exportar seus vinhos para Brasil. Tem artigos sobre enogastronomia publicados em diversas revistas e jornais , desenvolve um trabalho dedicado à disseminação da cultura  do  vinho  e  da  gastronomia  em  seu  site. colaboradora da Embaixada da Itália no Brasil nos eventos da Settimana della Cucina Regionale Italiana. É Jurada de concursos de vinhos e gastronomia. Jurada na categoria Melhor Restaurante da Veja Comer & Beber Brasíl . Jurada internacional do The World’s 50 Best Restaurants Jurada Internacional do Latin America’s 50 Best Restaurants, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna. Embaixadora da Truffle in Tuscany de San Maniato- Toscana/Italia, título recebido por disseminar a cultura da “caça ao trufas” no Brasil. filhada à FIC – Federazione Italiana Cuochi Brasile.

 b)  CANTINA ITALIANA – FRANCESCO BRAVIN, nasceu em Latisana / Italia em 05/06/1980, começou a trabalhar com culinária aos 14 anos na região do Vêneto na Itália, trabalhou nas praias e montanhas da região. Em 2006 foi pra Barcelona onde trabalhou por 6 anos como chef do restaurante Piazze d’Italia. Em 2012 se mudou para Brasília onde abriu, em 2014, o restaurante Vittoria d’ Italia.

 c) CHEF DE COZINHA – ROSARO TESSIER, nascido em Nápoles / Itália em 25 agosto 1958, residente em Brasília há mais de 30 anos, proprietário da Trattoria da Rosario, Diplomato Tecnico in Ragioneria presso l´ITC Armando Diaz di Napoli nel 1982, Aiuto cuoco presso il Ristorante La Contessa – Napoli  nel 1972, Aiuto cuoco presso il Ristorante  Da Michele Napoli 1973, Aiuto cuoco presso il Ristorante Pizzeria Napoleone 1975, Aiuto cuoco presso il Ristorante Gorizia 1976. Dopo aver dimostrato una notevole sicurezza viene ingaggiato come CHEF DI Partita in Hotel della Riviera adriatica nel periodo della stagione turística, Chef di Partita Hotel Piccari Rimini 1978 al 1980, Chef di Partita Hotel Delle Rose RiminI 1981, Chef di Partita Hotel Miramare Rimini dal 1984 al 1985, Chef di Partita Hotel Eden Riccione nel 1986, Chef di Partita Pizzeria Boiardo Reggio Emilia 1987, Chef di Partita Hotel San Carlo Livigno 1988, Che di Partita Ristorante Pizzeria Bagnaia Isola D´Elba 1989, Chef di Partita Ristorante da Raffaele Ravenna 1989, Chef di Partita Ristorante lido delle Rose Il percorso Professionale di Rosario Tessier subisce un ulteriore avanzo dopo la proposta lavorativa di un grande gruppo di Ristorazione. Nel 1991 la CAMST di Bologna assume Rosario Tessier con la qualifica di Chef ritenendolo sufficientemente abilitato per l´incarico. Viene inserito dalla CAMST nella squadra italiana che si occuperà delle Ristorazione dello Stand Italia all´Expo di Siviglia nel 1992 con la Responsabilità di Catering per le Autorità italiane in Visita. La nuova Qualifica di Chef lo porta anche oltre le frontiere italiane: (Tessier gia nel 1982/83 aveva guidato la cucina del prestigioso Ristorante Londinese Villa Augusto) Nel 1993 viene ingaggiato per guidare la cucina del Ristorante Vinsanto di Rio de Janeiro nel prestigioso quartiere di Copacabana. Nello Stesso anno l´Hotel Sheraton di Rio de Janeiro commissiona una consulenza per rivitalizzare un nuovo spazio gastronomico adiacente la Piscina Nel 1994 inizia un capitolo di grandi successi professionali a Brasilia.L´allora prestigioso Ristorante Gaf lo ingaggia per comandare la sua cucina, è il primo Chef Italiano che arriva a Brasilia. Nel 1996 assume la cucina del Ristorante Bocca della Veritá a Brasilia Dal 1997 al 1998 Chef del Ristorante Partenopea Nel 1999 viene chiamato per un progetto di altissimo livello è diventa l´ideatore nel Ristorante Trastevere che in poco tempo sará considerato il Ristorante più prestigioso della Capitale. Ormai Rosario Tessier è conosciuto come uno Chef di riferimento nello scenario gastronomico di Brasilia. Nel 2000 monta il Ristorante  I Maestri con Rodrigo Sanchez rinomato Chef di Brasilia. Diciamo che ormai sono maturi i tempi per avere una casa propria e nel 2002 con i risparmi di una vita apre il Ristorante Trattoria da Rosario come chef proprietario. Dal 2002 a oggi la Trattoria da Rosario – aperto come un piccolissimo Ristorante, oltre ad essere aumentato come spazio ha collezionato tutti i premi più prestigiosi della gastronomia locale. PREMI CONQUISTATI NEGLI ULTIMI 20 ANNI, Il Settimanale VEJA per 10 anni di seguito la ha premiato come il miglior Ristorante italiano di Brasilia. La guida Quattroruote lo ha indicato per 4 anni come il miglior Ristorante italiano di Brasilia. Premio Rivista Incontro per 3 anni il Miglior Ristorante italiano di Brasilia, per 2 anni vincitore del premio miglior Ristorante della Capitale. La Rivista “Gula” lo ha definito il Miglior chef italiano della Capitale. Concludiamo questo Curriculum evidenziando che Il Master Chef Rosario Tessier è stato negli ultimi 30 anni un vero Ambasciatore della Eno-Gastronomia Italiana, la sua perseveranza e determinazione e l’attaccamento alle sue origini sono stati gli ingredienti principali per costruire questa bellissima storia di successo. Rosario Tessier si dedica attivamente a progetti sociali con giovani della periferia di Brasilia ministrando corsi di formazione gratuiti e periodicamente pubblica video di ricette semplici di cucina entrando nelle case con la finalità di divulgare la nostra secolare tradizione ed i nostri prodotti italiani. La FIC Federazione Italiana cuochi recentemente ha riconosciuto a Rosario Tessier il titolo ufficiale di Master chef ricoprendo attualmente l´incarico di coordinatore della Sezione ddel Distretto Federale e membro della direzione Centrale della FIC Brasile .

 d) TURISMO – ANTONELLO MONARDO, italiano da cidade de Reggio Calabria, mora desde 199 em Brasília foi delegado da Câmara Ítalo- Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura por 20 anos. Idealizador e proprietário da “Monardo Italia”, que desde 2010 organiza e conduz brasileiro em tours nas excelências eno-gastronômicas italianas. Torrefador de café gourmet e especiais, ganhador da medalha de ouro do International Coffee Tasting 2008. “Maestro del Caffè” pela AICAF (Accademia Italiana Maestri del Caffè). Organiza e ministra cursos para baristas e apreciadores, participa a palestras e eventos em instituições e universidades, divulgando a cultura do café de qualidade. Autor do livro “Louco por Café, Antonello Monardo” edito pela Senac Editora, já na 2ª edição.

 4 – CATEGORIA DIREITO, JUSTIÇA E CIDADANIA

 a) MAGISTRATURA – MINISTRO DO STJ MARCO AURÉLIO BELLIZZE – Nascido no Rio de Janeiro/RJ, formou-se em direito pela Universidade Estácio de Sá em 1985, concluindo mestrado pela mesma instituição em 2003. Cursou, também, especialização em Gestão e Planejamento Estratégico na Fundação Getúlio Vargas e Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa. De 1987 até 1990, foi advogado e procurador do Município do Rio de Janeiro. Em 1990, foi aprovado nos concursos públicos para os cargos de promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro e juiz de direito substituto, optando pela carreira da magistratura. Foi promovido, pelo critério de merecimento, a desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 2004. Em 2011, foi nomeado ministro do STJ, em vaga destinada a membro de Tribunal de Justiça estadual.

 b) DESEMBARGADORA LEILA CRISTINA GARBIN ARLANCH, nasceu em 28/11/1957, em São Paulo (SP), ítalo-brasileira, Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, 1979-1983. Pós-graduação: Mestre em Direito Constitucional – área de concentração Direito do Estado – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 1989. Especialização em Direito Civil pelo UniCeub. Tema: Direito Civil e o Novo Código, 2007-2008. Nomeada Procuradora do Estado de São Paulo – Área do Contencioso Geral, 1998. » Professora do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Católica do Estado de Goiás, disciplina: Direito Administrativo,1990. » Nomeada Promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás, 1991. » Nomeada Juíza de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios/TJDFT, em 1992. » Designada para atuar como Juíza de Direito Substituta nas seguintes Varas da Justiça do DF: 6ª Vara de Família e Vara da Infância e da Juventude (1992); 2ª Vara Cível de Brasília (1992); Vara de Registros Públicos (1993); 5ª Vara Criminal (1993); 1ª Vara de Fazenda Pública (1994). » Promovida por antiguidade ao cargo de Juíza de Direito da Justiça do DF, assumindo a 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Taguatinga, conforme Portaria GP 34 de 17/1/1996. » Designada para atuar na Justiça Eleitoral (1994) e para coordenar os Leilões Públicos Coletivos (1996- 1998). » Designada Juíza de Direito Substituta da 12ª Zona Eleitoral do DF (1998-2000), depois Juíza Titular da 29ª Zona Eleitoral (2000). » Convocada para suplência da 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Distrito Federal (2001); nomeada membro titular da mesma Turma para o biênio 2006/2008 e 2008/2010. » Nomeada Presidente da 1ª Junta da 2ª Zona Eleitoral para as Eleições Gerais de 2002; » Designada para direção do Edifício Sede dos Juizados Especiais Cíveis e da Vara de Falência e Concordatas do Distrito Federal. » Convocada para integrar a 4ª Turma Cível e a 2ª Câmara Cível (2006). » Removida pelo critério de merecimento ao cargo de Juiz de Direito Substituto de Segundo Grau, com posse em 20/5/2013, conforme Portaria GPR 613 de 10/5/2013. » Designada pela Presidência do TJDFT para atuar como Juiz de Direito Substituto de Segundo Grau na 1ª Turma Cível. » Promovida por merecimento ao cargo de Desembargadora em 29/9/2014.

 c) MINISTÉRIO PÚBLICO – ROSE MEIRE CYRILLO – Promotora de Justiça Aposentada do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Ítalo-brasileira, Natural de São Paulo e radicada em Brasília desde 1997. Palestrante, Consultora e Especialista na área de Ouvidoria, Integridade, Prevenção aos Assédios. Experiência como Ouvidora/Ombudsman, Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e Encarregada de Dados da LGPD na Empresa Estatal Infra S.A. Possui graduação em Direito pela Universidade de Guarulhos (1992), graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade de Guarulhos (1983), especialização em Processo Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e pós-graduação em Ouvidoria Pública (CGU/OEI – 2020/2021). Eleita e nomeada Ouvidora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em 27/02/2015, para o biênio 2015/2017. Eleita Presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público para o ano de 2017/2018. Reeleita Ouvidora do Ministério Público para o biênio 2017/2019. Eleita Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público – CNOMP, para a Região Centro-Oeste, gestão 2018/2019. Membro colaborador da Ouvidoria Nacional do Ministério Público no ano de 2019. Eleita Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seccional Distrito Federal. Foi Conselheira do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino   FNOUH na gestão 2022. É membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman – ABO Nacional, onde também faz parte do corpo docente, nos curso de “Assédio: Atenção nas Organizações” e “Canal de Denúncias: implantação e gestão”. Autora de artigos e Organizadora da Coletânea “Ouvidoria em Perspectiva”, publicada em fevereiro de 2021 pela Editora Dialética. Acadêmica da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura e ocupante da Cadeira n. 54 do Colegiado Acadêmico de Ciências Jurídicas da Abrasci. (Texto informado pelo autor)

 d) ADVOCACIA – FRANCISCO QUEIROZ CAPUTO  NETO,  é ítalo-basileiro, advogado em Brasília. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil -OAB (2019 – 2022) e membro da Conselho Nacional de Justiça – CNJ. É ex-presidente da Ordem dos Advogados do Distrito Federal – OAB/DF (2010-2012) e foi titular no Conselho da República (2018-2021) . De 2007 a 2010, foi Diretor Regional do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados –CESA e assessor legislativo do Conselho Nacional Confederação da Indústria – CNI. Desde 2006, integra o Conselho Curador da Fundação Assis Chateaubriand. Pós- Graduação em Direito do Trabalho pela Associação dos Juízes do Trabalho do Distrito Federal – Amagis/DF. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF.

 5 – SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA NACIONAL

 a) ATIVIDADE POLICIAL – MARCELO ZAGO GOMES FERREIRA, ítalo-brasilieiro, Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália, Delegado de Polícia do DF – classe especial, Coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios da SSP/DF, mestre e doutorando em Administração Pública pelo IDP. Nascido em Cuiabá-MT. Reside em Brasília desde 2008.

 b) FORCAS ARMADAS – LINCOLN DUQUE BARBABELLA, nascido em Belo Horizonte e residente em Brasília desde Coronel de Infantaria R1 (reserva)- Exército Brasileiro. – Graduado em ciências militares – infantaria   Academia Militar das Agulhas Negras – Aman; – Mestrado em ciências militares – Infantaria – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO. Promoção a Cel por merecimento. Principais funções e cargos exercidos: Comandou a Organização Militar da Companhia de Comando da 4ª Regiso Militar, Belo Horizonte/MG. – Como Tenente-Coronel e Coronel: assessor do Comandante do Exército por 10 anos. – Como Cel de 2019 a dezembro de 2022 assessor na Vice-Presidência da República – VPR, e integrante da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional da Amazônia Legal da VPR – SE/CNAL/VPR. -2023 – Assessor do Comando Logístico do Exército; -2024 *Atualmente*: Assessor do Ministério Público Militar Distintivo de Comando: – Distintivo de Comando Prata (Organização Militar  nivel  Companhia)  Principais  Condecorações  Recebidas:  – *Medalha Militar por tempo de Serviço no Exército Brasileiro,* passador de ouro. – mais 30 anos de efetivo serviço à Força Terrestre; – *Medalha do Serviço Amazônico* – uma castanheira; – *Medalha do Pacificador*; – *Medalha da Ordem do Mérito Militar – OMM do Exército Brasileiro*, Grau Oficial (promoção); – *Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público Militar* – OMMPM; – *Medalha da Ordem do Ministério da Defesa* – OMD;

 6 – ESPORTE E CONSTRUÇÃO CIVIL

 a) CICLISMO – ROMOLO LAZZARETTI, nasceu em Roma / Itália e residente em Brasília desde 1996, conselheiro COMITES DF, tem toda uma vida ligada ao ciclismo. Socio da Lazzaretti empresa fundada em Roma em 1916. No Brasil e importador das marcas italianas mais prestigiosas, socio da W27 organizadora de eventos ciclísticos denominados Granfondo em 4 estados brasileiros. Coordenador Técnico do paraciclismo brasileiro de Atlanta 96 até Tóquio 2020. Recordes absolutos de medalhas nas competições internacionais como Paraolimpíadas, Mundiais, Copas do mundo e Panamericanos. Tem 217 medalhas entre ouros, pratas e bronzes, todas as medalhas foram planejadas em Brasília.

 b) CONSTRUCAO CIVIL – LUIZ FERNANDO DA CUNHA CASTRO, (63 ANOS); Natural de: Uberaba-MG, reside em Brasília desde 1991 (33 ANOS), ítalo- brasileiro, engenheiro civil e socio-proprietario da empresa LUF Engenharia e Consultoria Ltda, atua principalmente na construção civil para atendimento do Programa do Governo Federal “Minha casa, minha vida”. Tem mais de 160 mil metros quadrados em obras construídas, atua também em projetos sociais, como o Instituto Criança do Futuro.

 7 – ATIVIDADE RELIGIOSA E ASSISTENCIAL

 a) PADRE GIUSEPPE RINALDI, nasceu em Brescia, na Itália, ingressou no seminário aos 12 anos de idade, foi ordenado padre em Milão, no ano de 1972, graduado em filosofia e teologia na Itália (com validação do curso de filosofia no Brasil), especializou-se em Magistério de Educação para Crianças Surdas no Instituto Nacional para Surdos Gerolamo Cardano, em Milão, e trabalhou como diretor e professor em escolas especializadas para deficientes auditivos. Chegou a Brasília em 1980, quando passou a ser chamado de Padre José, e desde então está à frente do Centro Educacional da Audição e Linguagem – Ludovico Pavoni (CEAL – LP), que, desde 2014, também acolhe crianças com autismo e/ou deficiência intelectual, sendo seu diretor desde o ano de 1989. No Brasil, o Padre José também cursou graduação em Administração Escolar e pós- graduações em Administração Escolar e Educação Especial, dentre outros cursos, bem como possui inúmeras participações em Seminários, sendo hoje referência na educação e oralização de crianças e jovens com deficiência auditiva. Em abril de 2021, recebeu do embaixador italiano, em nome do Presidente da República italiana, o título de Cavalheiro da Estrela da Itália.

 8 – ATIVIDADE CONSULAR E ATENDIMENTO A COMUNIDADE ITALIANA

 a) ATIVIDADE CONSULAR –  ANDREA DESOGUS, italiano da Sardenha, Capo della Cancelleria Consolare, Primo Segretario. Consul Geral da Circunscrição Consular do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Para, Amapá, Amazonas, Roraima e Suriname.

 b) ATENDIMENTO À COMUNIDADE – SIMONA FORCISI, nasceu em Torino, Italia, reside em Brasília desde 1990. Trabalho no Grupo Fiat – relazioni governative – de 1993 al 2007 e desde 2007 ate os dias de hoje trabalha na secretaria geral da Embaixada Italiana no Brasil.

 c) CONSELHEIROS COMITES BRASILIA – Os Comites (Comitês dos Italianos no Exterior) são órgãos que representam os cidadãos italianos no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares. Os Comites podem representar instâncias da coletividade italiana residente na circunscrição consular, junto às autoridades e instituições locais. Além disso, ainda contribuem para a identificação das exigências de desenvolvimento social, cultural e civil da sua comunidade. Cada circunscrição consular possui um Comites. No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Os Comites são compostos por 12 membros eleitos e 4 cooptados.

 C01) FREDERICO TOJAL CIANNI – Presidente Intercomites Brasil, entidade que congrega os 7 presidentes dos 7 Comites do Brasil, Presidente do Comites DF, nascido em Brasília, ítalo-brasileiro, advogado, licenciado em Educação Física, P.h.D em Direito, Mestre em Direito, presidente da Comissão de Advocacia de Tribunais Superiores da OAB/RJ, presidente das comissões de Direito Imobiliário e de Direito Urbanístico do IAB Nacional, professor universitário há 23 anos.

 C02) AUGUSTO DE ORNELLAS ABREU, Servidor público federal da Casa Civil da Presidência da República, foi eleito em 2021 conselheiro, tesoureiro e membro do corpo executivo do Comitê dos Italianos Residentes no Exterior, representante de seus conacionais do DF, Goiás, Amazonas, Pará, Tocantins, Amapá e Roraima. Com família paterna vinda de Crevalcore, província de Bolonha na Itália, radicada na Zona da Mata de Minas Gerais, reside em Brasília desde 1985.

 C03) DANIEL HANNA LAGUNA é ítalo-brasileiro, Conselheiro Comites DF, compõe o executivo como Secretario-Geral, e Gerente de Relacionamento com Operadoras e Parceiros, empregado público do Governo Federal Brasileiro na Telebras (Analista Superior Comercial), aprovado no concurso público de 2013. Laguna é graduado em Relações Internacionais pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (São Paulo), com cursos de Gestão de Projetos e Processos, Administração, Negócios, Marketing, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Orçamento Público e Proteção de Dados Pessoais, entre outros, pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. É fluente em português, inglês e italiano, com conhecimentos também de espanhol, francês, alemão e latim. Estudou piano clássico nos Conservatórios Villa- Lobos e Arte e Som de Ribeirão Preto. Foi produtor e tradutor da André Rieu Productions no Brasil, através da Poladian Produções e Produtor Executivo do espetáculo Rod Hanna On Broadway, além de ter participado da fundação da empresa Tack Commercial Consulting, que atua no mercado de exportação de açúcar orgânico brasileiro. Também foi Gerente de Planejamento e Marketing da Telebras entre 2018 e 2019. Desde março de 2019, é Gerente de Relacionamento com Operadoras e Parceiros, departamento de parcerias, permutas e cooperação técnica da Telebras. Adicionalmente, atua como Secretário do Comitato degli Italiani all’Estero (Comites) na circunscrição da Embaixada da Itália em Brasília, atividade voluntária, sem fins lucrativos, desde dezembro de 2021.

 C04) LUCIANA PICOLO CATELLI, Nascida em Caxias do Sul – RS e residente em Brasília – DF desde 12/1982, é formada em Direito pelo Uniceub e em Letras – Português pela UnB. Servidora Pública, trabalha como Analista Judiciário no TJDFT. Eleita conselheira do Comitê dos Italianos no Exterior, Comites, da circunscrição de Brasília/DF.

 C05) CLAUDIA MARIA BUSATO, Ítalo-brasileira, Conselheira Comites DF, Redatora para produção de documentários pela Merum Filmes (2024). Docente do curso de Comunicação Social do UNICEUB de 2001- 2019. Pós-doutoranda do PPGCOM da Faculdade de Comunicação da UnB (2023/4). Pesquisadora do grupo SIRUIZ em Comunicação e imaginação literária/UnB-CNPq. (2023/4) Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2008). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea (UnB, 2002). Pós-graduada em Psicologia Analítica Junguiana (PUC-PR, 1996). Graduada em Jornalismo (Uniceub, 2019). Graduada em Filosofia (UFPR, 1996) Graduada em Psicologia (PUC- PAaraná, 1990).

 C06) ROBERTO COLLETTI, nascido em São Paulo, capital em 25/7/1951, reside em Brasília há 40 anos, neto de Italiano que chegou ao Brasil em 1893 pelo porto de Santos. Foi funcionário do Banco do Brasil entre 1971 e 1995 exercendo o cargo de comandante de aeronave do Banco. Após 1995 ingressou na Vasp onde depois de um curto espaço de tempo aposentou-se. Conselheiro Comites DF, cooptado, por indicação da Aigo – Associação Italiana de Goiás, para o período 2022/2026.

 C07) CHRISTIAN REGIS MANTOVANI, nascido em Curitiba e residente em Brasília há mais de 30 anos. Conselheiro Comites DF, Cooptado, indicado pela Dante Alighieri. Formado em Direito e pós-graduado em Direito Público. Atuou na advocacia e na área de reconhecimento de cidadania italiana por vários anos e, atualmente, trabalha como servidor público federal. A família paterna é toda originária da Itália. Os antepassados emigraram das províncias de Mantova, Treviso e Belluno para o interior do Rio Grande do Sul no fim do século XIX. Incentiva os descendentes de imigrantes italianos a estreitar os laços com a Itália, não apenas com o reconhecimento da cidadania, mas também com o aprendizado da língua, da história e da cultura do país, de modo a resgatar as tradições familiares e a valorizar o sentimento de pertencimento com a República Italiana.

 C08) PASQUALE PERRINI, nascido em 20 de julho de 1963 em Roma, na Itália, onde estudou e trabalhou por mais de duas décadas como gerente de hotelaria, Pasquale Perrini imigrou no Brasil em 2011. É Bacharel em Direito e Advogado desde 2018. Ao serviço da OAB, atuou com o cargo de Vice-Presidente da Comissão Especial de Saneamento do Conselho Federal e foi Membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB do DF. Desde 2022, como Conselheiro eleito no Comitê dos italianos Residentes na Circunscrição Consular de Brasília, atua como representante da Comunidade, principalmente no Distrito Federal e Goiás. São numerosos os seus artigos, publicados em revistas e mídia de interesse da Comunidade Italiana no Brasil. Na sua veste de Responsável da Comissão Interna de Relações Internacionais e Comercias, participa com entusiasmo do relacionamento do Comites junto a diversas entidades federativas brasileiras do setor produtivo, especialmente da indústria e o comércio, entre as quais a Fecomércio/Goiás e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás, e órgãos do Poder Público local.

 9 FINALIZANDO COM O REPRESENTANTE DOS IMIGRANTES ITALIANOS, NOSSO GRANDE HOMENAGEADO.

 a) HUMBERTO CIANNI, nascido em 21 de novembro de 1927, cresceu junto com os imigrantes italianos, na sua maioria calabreses, na região portuária do Rio de Janeiro, colônia de muitos nordestinos e alguns portugueses, além do reduto da ˜malandragem carioca˜, relatos e anotações de sua infância e juventude se transforam em um livro, Um Crcamano de Sorte, organizado pelo sua filha, a escritora Solnge Cianni. Nos bairros de São Cristóvão e Santo Cristo, onde ele e todos os outros 5 irmãos cresceram e foram ensinados a nunca falar o italiano e inclusive a negarem a origem italiana, que piorou muito na segunda guerra mundial, quando a Itália vira inimiga do Brasil que adere a coalizão dos Aliados. Aos 21 anos foi aprovado no concurso do Banco do Brasil e na década de 70 migrou para Brasília para assumir uma importante diretoria no Banco do Brasil, junto com sua esposa fundou a Escola Canarinho, no ano de 1974, escola tradicional de Brasília e atualmente administrada pela terceira geração, seus netos, Cianni fará, em novembro, , 97 anos e  está muito bem como todo feliz imigrante italiano em busca de novos horizontes e prontos para ajudar a construir o nosso enorme pais!