O presidente do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ do Recife, sociólogo Daniel Taddone, juntamente com os historiadores Virginio Mantesso Neto e Henrique Trindade, ministrarão um curso sobre imigração Italiana, mês que vem, nas dependências do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. O curso abordará história, pesquisa genealógica e cidadania.

As vagas são limitadas, conforme divulga o site do museu, e o valor da inscrição é de R$ 250,00. O curso, segundo a mesma fonte, “discorre sobre a história da imigração italiana para o Brasil, pesquisas no acervo digital do Museu da Imigração e em outros acervos e a cidadania italiana para brasileiros” e será ministrado em três dias: 14, 20 e 21 de julho.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Segundo Taddone, “o valor não é divisível, nem é possível pagar separadamente por cada dia de aula”. Mais informações devem ser solicitadas exclusivamente por e-mail (adm@museudaimigracao.org.br). O curso é dividido em três dias: 1º dia: 14 de julho (domingo) das 10h às 18h; 2º dia: 20 de julho (sábado) das 9h às 18h; 3º dia: 21 de julho (domingo) das 10h às 18h. , com o seguinte conteúdo programático:

Dia 14 de julho – Virginio Mantesso:

Resumo de história da Itália até o início do século XIX; o século XIX e o contexto da emigração; divisão administrativa e registros religiosos e civis na Itália; situação no Brasil na segunda metade do século XIX e a necessidade de mão de obra; chegadas e destinos; imigrantes, café e ferrovias; registros religiosos e civis no Brasil; pesquisa genealógica – informações gerais e dicas práticas; pesquisas em sites de outros locais como subsídio à pesquisa no estado de São Paulo. (Duração: 8 horas)

Dia 20 de julho – Henrique Trindade (1) e Daniel Taddone (2):

1) Pesquisa no acervo do Museu da Imigração: A Hospedaria dos Imigrantes no contexto da imigração italiana; da Hospedaria dos Imigrantes ao Museu da Imigração; instalações; acervo; modalidades de arquivos e acesso; serviços prestados; dicas gerais para pesquisa, com ênfase na pesquisa da imigração italiana. (Duração: 4 horas)

2) A cidadania italiana: história, legislação e projeções para o futuro; pedido de reconhecimento no Brasil, na Itália e por via judicial; casos especiais. (Duração: 4 horas)

Dia 21 de julho – Daniel Taddone (1) e Mesa Redonda (2):

1) Pesquisa no Family Search: Alterações de prenomes e sobrenomes; o uso do portal FamilySearch como ferramenta de pesquisa e difusão de informações. O docente não tem nenhum vínculo com a organização “FamilySearch”. (Duração: 4 horas)

2) Mesa-redonda com os três docentes, com discussão aberta sobre a integração de todos os tópicos apresentados no curso, troca de experiências com os participantes-alunos, avaliação final e possível encaminhamento de uma continuidade do estudo do tema e subtemas em futuros eventos. (Duração: 4 horas)