Reprodução da página de rosto do site "dantepoeta.it".

Uma série de eventos marca amanhã, dia 25/03, em todo o mundo, o ‘Dantedì’, o Dia de Dante Alighieri, como parte da programação geral que comemora este ano também a passagem dos 700 anos da morte do autor da “Divina Comédia”. É a segunda edição do evento anual instituído pelo governo italiano e ocorre nesta data porque, segundo os estudiosos, ela indica o momento em que, provavelmente, teve início a rocambolesca viagem do “Sommo Poeta” pelos caminhos do além.

Além da programação oficial central, regionalmente, cada lugar realiza seu programa. “O Ulisses de Dante: a tentação do conhecimento proibido”, por exemplo, é o tema com o qual o Consulado Geral da Itália em Curitiba e a área de italiano da Universidade Federal do Paraná vão participar, amanhã (25/03), desse ‘Dantedì’. A participação será em forma de palestra virtual, pelo professor Luiz Ernani Fritoli, com introdução do cônsul Salvatore Di Venezia, e os interessados que pretenderem certificar sua participação devem fazer uma inscrição.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Também o Consulado da Itália em Belo Horizonte anunciou que está realizando dois eventos no mesmo dia: uma palestra, em conjunto com a Casa Fiat e Fundação Torino, com o professor de Literatura italiana e História, Riccardo Cassoli, sobre o tema “Do inferno ao paraíso: uma conversa sobre a Divina Comédia” (das 19 às 20 horas neste endereço), e a “Jornada Dante 700 anos” , que inclui entrevistas, conferências e leituras da obra de Dante Alighieri, feitas por pesquisadores, alunos e professores da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. O evento começa às 9 horas mas os conteúdos estarão disponíveis no canal Youtube do curso de italiano da Faculdade.

O Centro Cultural Dante Alighieri, em Curitiba, também celebrará de maneira virtual o “Sommo Poeta” com uma sequência de vídeos em seu site e outras atividades online, incluindo poesia por Carla Ramos através do Youtube. Além da saudação da presidente Deivis Calamucci, haverá também interpretação de partes da Divina Comédia na voz do autor Carlos Daistchmanm, apresentaÇão de folclore e a execução de pintura do retrato de Alighieri pelo professor Andre Luiz, a partir da referência do quadro realizado por Sandro Botticelli em 1495. Haverá participação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná em recital de música e apresentação de coral.

Na sexta-feira (dia 26/03), a partir das 10h30min, o Istituto Italiano di Cultura de SP transmitirá através do Youtube e do Facebook uma conversa ao vivo sobre Arte, Moda e Arquitetura na Florença do século XIII com os professores Marcello Maria Perongini, Aristides Corrêa Dutra e Thaiana Vieira.

O “Dantedì” se insere na programação geral que comemora os 700 anos da morte de Dante Alighieri, com a participação de toda a estrutura cultural e diplomática italiana, em todo o mundo. O Consulado Geral da Itália em São Paulo está anunciando a exibição do filme “O céu sobre Kibera”, uma experiência de recriação teatral a partir da Divina Comédia filmada na comunidade de Kibera, em Nairóbi, Quênia, com a participação de mais de 150 crianças e adolescentes. O filme será exibido gratuitamente, com legendas em português, das 9h do dia 25 às 9h do dia 28/03. O filme estará disponível na plataforma especial para a divulgação de todos os eventos programados no Brasil.