a presidente da Sociedade Garibaldi, Cida Borghetti, entrega placa ao cônsul Raffaele Festa. (Foto perfil Instagram de Cida)

O novo cônsul da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, assume suas funções somente no dia 30 de outubro próximo e, enquanto isso, quem responde pelo escritório diplomático na condição de regente é Maria Salamandra. A informação de fonte da revista Insieme dá conta também da entrada em férias, a partir de hoje, do atual cônsul Raffaele Festa, que teve abreviado seu tempo em Curitiba, conforme já noticiado.

Na mesma data em que Di Venezia toma posse em Curitiba, Festa tomará posse em seu novo cargo, em Estrasburgo, na França, mas antes disso deverá voltar a Curitiba para um curto período, segundo a mesma fonte de Insieme. Ele só não retornou antes a Roma devido às condições impostas pela emergência sanitária causada pela pandemia do coronavírus.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O consulado em Curitiba continua fechado para atendimento ao público, só encaminhando assuntos de urgência e com os funcionários trabalhando em regime de revezamento de turno. Uma das poucas exceções de atendimento público foi documentada dias atrás no Instagram: a presidente da Sociedade Garibaldi, Cida Borghetti, foi recebida por Festa, para a entrega de uma placa do Palácio Garibaldi “como reconhecimento pelo excelente trabalho prestado à comunidade italiana do Paraná e Santa Catarina”. Cida, além de ex-governadora, é conselheira do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ para os Estados do Paraná e  Santa Catarina, cujas atividades foram censuradas por Festa. Na foto aparecem os dois, sorridentes, com máscaras protetivas contra o coronavírus.

Outro consulado italiano que atenderá em breve sob nova direção é o de Recife. Com a saída (as datas não são ainda conhecidas) de Gabor de Zagon deverá entrar a diplomata Nicoletta Fioroni, natural de Rieti (Lácio), conforme Insieme noticiou na edição deste mês.