Agendamento para passaporte será através de videochamada whatsapp a partir do dia 01/02 (foto e montagem Insieme)

A partir da próxima terça-feira (01/02), o agendamento para a obtenção de passaporte junto ao Consulado Geral da Itália em Curitiba será através de videochamada pelo aplicativo Whatsapp. O novo sistema substitui o atual, que é feito através do Prenot@mi, em funcionamento desde julho do ano passado, por sua vez sucessor do Prenota Online.

A informação foi fornecida aos conselheiros do Comites – ‘Comitato degli Italiani all’Estero’ da circunscrição consular, reunidos esta manhã em Laguna-SC, pelo cônsul geral Salvatore Di Venezia, e transmitida a Insieme pelo advogado Walter Petruzziello, que também participou do evento, durante o qual foram eleitos como cooptados Delcio Luiz Castagnaro Filho, Fábio Luiz Machioski, Márcio Fumagalli e Rogério Spillere.

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Segundo Di Venezia – explica Petruzziello – a mudança, já pensada há algum tempo, ocorre “para responder à demanda da comunidade italiana e realizar um sistema de agendamento justo e personalizado que evite intromissões de terceiros”. O novo sistema de agendamento será utilizado exclusivamente para o setor de passaportes e as chamadas devem ser pessoais, pelo número +55 41 98784-9869. A ativação do serviço é “a título experimental”.

No momento da videochamada o interessado deverá apresentar, também em vídeo, documento de identificação com foto em vigor (menos de 10 anos de emissão), RG ou passaporte brasileiro, além de comprovante de endereço atualizado. O novo serviço estará disponível, num primeiro momento, de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas.

A mudança e anunciada menos de uma semana depois de o Comites PR/SC ter apresentado ao embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, um elenco de considerações, entre elas o fato de o Prenot@mi estar servindo de oportunidade a comércio de empresas ‘especializadas’ em agendamento, em detrimento dos simples cidadãos. Em julho do ano passado, o cônsul Di Venezia dizia que o sistema não seria a “panaceia”, mas que iria contribuir para melhorar o atendimento ao público. Este sistema agora só continua valendo para o agendamento de pedidos de reconhecimento da cidadania por direito de sangue.

Aos conselheiros do Comites, o cônsul Di Venezia explicou que, no agendamento do passaporte, será atendida uma chamada por vez e, “caso o sinal dê ocupado, entende-se que está em curso outra ligação e o interessado deverá ligar novamente”.

No texto de um comunicado a ser, provavelmente publicado no site do consulado nas próximas horas, constaria ainda que “os agendamentos terão uma semana de margem: por exemplo, caso o interessado chame em uma quarta-feira, a data agendada será referente à quarta-feira seguinte, exclusivamente”.

Assim, será necessário que “o interessado se programe quanto à data pretendida”. O mesmo comunicado deverá orientar no sentido de que os usuários não se apressem para o agendamento, caso não tenham programada alguma viagem para fora do Brasil no curso prazo, “já que o passaporte é um documento de viagem que identifica o viajante e sua emissão só é necessária àqueles que precisam viajar”.

Antes de solicitar o agendamento via videochamada, os interessados devem verificar sua situação em relação a alguns requisitos: estar com a cidadania italiana já reconhecida; estar inscrito regularmente no Aire (registro consular); estar em dia com a situação do Registro Civil Consular (casamento, nascimento de filhos, divórcio, etc); e estar com a residência atualizada. Isto deve ser verificado na plataforma Fast It