“Em 2008, tivemos vários lançamentos importantes e comemoramos um resultado histórico para a indústria automobilística brasileira que passou da décima segunda posição no ranking mundial para o sexto lugar, atrás somente dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Rússia.

PATROCINANDO SUA LEITURA

   O país tornou-se também o sexto maior polo produtivo do mundo. Além disso, no ano passado, tivemos um recorde histórico de produção e vendas na indústria automobilística brasileira e na Fiat! Nunca, nos 32 anos da marca, a Fiat produziu tanto e vendeu tanto no Brasil!

   Em 2008 alcançou o melhor resultado de sua história no país, com mais de 657 mil veículos vendidos no mercado interno. E em Betim, foram produzidos mais de 722 mil veículos. As vendas de carros flex da Fiat chegaram aos 99%, contra a média nacional de 87%. A capacidade de produção da nossa planta em Betim foi expandida e hoje chega aos 800 mil veículos por ano.

   Lançamos, no ano passado, o Stilo Dualogic, três versões do Palio Weekend, incluindo o Adventure Locker, e a nova Strada, também nas versões Locker e Trekking. Em agosto, inauguramos a linha Economy, com o Mille Fire, e o Mille Way Economy, seguindo a tendência mundial de redução de consumo e emissões. Logo depois, em setembro de 2008, retornamos ao segmento de sedãs médios, com o lançamento do Línea. No ano passado, mais uma vez nos destacamos e lideramos este mercado pela sétima vez! Mais uma vez, mantivemos o nosso foco na liderança de resultados, e fechamos o ano com um crescimento de 7% na nossa receita líquida, e com um lucro líquido de 10,4% melhor que o resultado de 2007. 

   Mas o ano de 2008 foi marcado também pela turbulência financeira internacional, que impactou significativamente a economia brasileira e o cotidiano das empresas. O quadro da crise que o mundo atravessa hoje, começou a se delinear em 2007, com a formação da bolha de créditos hipotecários não pagos nos Estados Unidos. Os chamados títulos podres provocaram as primeiras falências de bancos do setor. Em setembro do ano passado, esta crise atravessou as fronteiras dos Estados Unidos, com o efeito dominó causado pela falência do Lehman Brothers.

    Esse efeito, é claro, atingiu o Brasil e a nossa indústria. Com a crise de crédito, a média diária de emplacamentos caiu de 11.564 veículos, em setembro, para 9.780, em outubro, e baixou para 8.320 veículos por dia, em novembro. A redução do IPI e o aumento das linhas de créditos para financiamento conseguiram estancar essa queda vertiginosa. Somente este ano, o mercado automobilístico conseguiu se recuperar. 

   A média diária de emplacamentos em janeiro foi de 9.499 veículos, e, em fevereiro, foi de 10.628. Neste quadro, estamos mantendo o nosso audacioso plano de investimentos, focado no desenvolvimento de novos produtos, em novas tecnologias e no aprimoramento dos nossos processos. Estamos convictos de que, mesmo com uma pequena retração em relação a < ?XML:NAMESPACE PREFIX = ST1 />2008, a Fiat e a indústria automobilística brasileira ainda terão, em 2009, um desempenho entre os melhores da história. 

   Mesmo com a instabilidade do mercado e a falta de parâmetros sólidos para as projeções, acreditamos na possibilidade de um mercado interno em torno de 2,5 milhões de veículos, dependendo, evidentemente, da continuidade de medidas governamentais estimulando o mercado automotivo. Não podemos abrir mão da confiança no futuro e na nossa região. O relançamento da Fiat na Colômbia, um dos grandes mercados da América Latina, é uma demonstração de que continuamos investindo no nosso crescimento.

   Mas, permanecemos atentos e não deixamos de fazer a lição de casa. Para não comprometer nossos projetos de desenvolvimento de novos produtos e de fortalecimento da nossa marca no mercado, estamos adotando maior austeridade na gestão, buscando maior eficiência em todos os processos. Vivemos um novo cenário, sem dúvida. Mas continuamos acreditando e trabalhando para desenvolver veículos que os consumidores desejam comprar e tenham satisfação e orgulho de possuir, contribuindo para o desenvolvimento do mercado e da economia do nosso país. 

   Por isso, a Fiat já começou 2009 em movimento, com algumas novidades já apresentadas, como o Palio Fire Economy, o novo Palio 2010, e o Stilo Black Motion! Este ano, teremos um total de 20 lançamentos, que certamente continuarão surpreendendo os nossos clientes com inovações e conteúdos agregados, como sempre temos feito. Lançando o Punto Turbo, um carro jovem, arrojado, veloz. Ele é a sequência da linhagem Sport Hatch iniciada pelo Punto, ainda em 2007. Esse carro une paixão, arte e tecnologia, na melhor expressão das casas italianas: Fiat, Ferrari, Maserati e Alfa Romeo.