u BRASILIA – DF – O trabalho social em prol de migrantes, refugiados, população excluída e carcerária realizado pela advogada e diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Rosita Milesi, foi reconhecido oficialmente pela embaixada da Itália no Brasil, durante cerimônia de condecoração a ser realizada no prédio da embaixada, em Brasília.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O IMDH é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos de sensibilização, estimula a reflexão e desenvolve ações concretas para garantir a proteção de direitos a diversos grupos vulneráveis. A instituição trabalha em parceria com o ACNUR no Brasil para garantir a acolhida, assistência e integração de refugiados, além de apoiar na articulação com órgãos públicos e da sociedade civil.

Entre os projetos realizados pelo IMDH em parceria com a Embaixada da Itália está o “Construindo a cidadania junto à criança e a mulher migrante”, que tem como objetivo central auxiliar crianças e mulheres migrantes em situação de risco, garantindo educação e saúde para suas famílias, por exemplo.

A advogada e Irmã missionária da Congregação Scalabriana Rosita Milesi é uma das fundadoras do IMDH e dirige também o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM). Ela receberá a condecoração de “Grande Ufficiale dell’Ordine della Stella della Solidarietà Italiana” (“Grande Oficial da Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana”).