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 u SÃO PAULO – SP -Num esforço conjunto entre ICE – Instituto Italiano p/ o Comércio Exterior e ACIMAC – Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas e Equipamentos para a Indústria Cerâmica, realizou entre os dias 14 e 17 de março, pela 7º vez no Brasil a Tecnargila Brasil, uma feira dentro de uma feira: numa área de 371m2 da feira “Revestir 2006”, nove das mais importantes empresas italianas fabricantes de tecnologias e produtos para a indústria cerâmica (Ancora Group, BMR. Forni Ficola, Manfredini e Schianchi, Newtech, Nuovafima, Sacmi, Sacs Técnica e System Group) darão aos brasileiros uma pequena amostra do que é a Tecnargila, maior evento mundial dedicado ao setor cerâmico e cuja próxima edição será realizada em Rimini (Itália) entre os próximos dias 28 de setembro e 02 de outubro.

 

As empresas participantes da Tecnargilla Brasil, iniciativa patrocinada pelo Governo Italiano na figura de seu Instituto Italiano para o Comércio Exterior, atuam em setores que cobrem todas as fases de produção do setor cerâmico: preparação da matéria-prima, prensagem, queima, esmaltação, decoração, controle, embalagem e movimentação. Enfim, uma ocasião singular para encontrar no mesmo espaço o que existe de mais moderno para atender às necessidades do setor cerâmico mundial.

 

A parceria entre Itália e Brasil nesse setor é um casamento de gigantes que já dura muitos anos: se de um lado a Itália é o segundo maior produtor e maior exportador mundial de pisos e azulejos cerâmicos, tendo para isso desenvolvido uma tecnologia que se tornou padrão de referência em todo o mundo, o Brasil não fica muito atrás, tendo alcançado nos últimos anos o posto de 4º maior produtor e de 3º maior exportador de produtos cerâmicos, com um crescimento constante nas exportações dos últimos anos.

 

Sem nenhum exagero, pode-se afirmar que grande parte do sucesso alcançado pela indústria cerâmica brasileira tem origem no know-how italiano, presente em praticamente todas as indústrias brasileiras, sendo que, nas maiores, linhas inteiras de produção possuem o selo “Made in Italy”. De fato, a participação italiana nas importações brasileiras de máquinas para a indústria cerâmica tem mantido nos últimos 10 anos quotas superiores a 30%, com picos de mais de 40% em algumas ocasiões. Por outro lado, o Brasil foi por anos o 2º principal destino das exportações italianas de máquinas para cerâmica.

 

Todo esse esforço em investir pesadamente para melhorar a variedade e qualidade do produto brasileiro tem tido reflexos não pouco expressivos, como o crescimento da presença de produtos brasileiros no mercado norte americano que, atualmente, absorvem cerca de 43% das exportações brasileiras do setor.

 

A importância da tecnologia italiana para o setor cerâmico brasileiro também pode ser avaliada pelo fato de 5 de suas maiores indústrias terem se instalado no Brasil ao longo da última década, reforçando o conceito italiano de conhecer de perto as necessidades de seus clientes para então desenvolver uma tecnologia sob medida e projetada para o sucesso.

 

 

 

A ACIMAC – Associação dos Construtores Italianos de Máquinas para a Indústria Cerâmica, tem entre suas tarefas, além de promover a imagem do setor e a produção das empresas associadas em todo o mundo, difunde as inovações tecnológicos pelos quais o setor passa. Para tanto, edita duas importantes revistas técnicas – Ceramic World Review e Brick World Review -, além de organizar conjuntamente com o ICE cursos de formação e atualização para profissionais do setor em todo o mundo.

São 103 suas associadas, que representam praticamente a totalidade das indústrias italianas do setor, com um faturamento de USA 1,5 bilhão, sendo mais de 2/3 obtidos em operações no exterior.