CURITIBA – PR – Um abaixo-assinado que corre pela internet apela ao Supremo Tribunal Federal para que reveja a decisão tomada pelo governo brasileiro de dar asilo político ao ex-terrorista italiano Cesare Battisti, condenado em seu país à prisão perpétua por quatro assassinatos. os signatários se dizem inconformados com adecisão administrativa do ministro da Justiça brasilerira, Tarso Genro, apoiada pelo presidente Lula, contrariando parecer do Conare – um conselho encarregado de analistar pedidos dessa natureza.

O texto lembra que a Itália é um país democrático e aguardava que o ex-terrorista, preso no Brasil em 2007, fosse extraditado para cumprir a pena imposta pelos crimes praticfados. O ato do governo brasileiro “desrespeita a Itália e seu sistema legal”, assegura o texto, que contém diversos erros de português.

PATROCINANDO SUA LEITURA

O sistema usado para colher as assinaturas permite também que cada signatário se identifique publicamente ou não e, além disso, dá a possibilidade de comentários adicionais, muitos deles bastante agressivos e contundentes, como os já verificados em sites e jornais que chegam a classificar o PT como o “Partido dos Terroristas”. Um signatário chamado João Gabriel, por exemplo, escreveu: “Tarso!! Acorda!! O muro já caiu. Lugar de criminoso é na cadeia, em seu país. Deixa a justiça italiana cuidar disso meu!”. Helena Maria Junqueira de Andrade diz que a decisão do governo Lula “É uma vergonha para o Brasil. Um desrespeito à Itália e a todos os países que combatem o terrorismo, os assassinos. Lamentavelmente o governo Lula quer aparecer por vias vergonhosas”. Para Francisco José Dominguez, “Lula não só se desinteressa por combater o terrorismo, como o protege e estimula. Está mais do que na hora de trocar de presidente. O Brasil quer Ordem e Progresso. Não quer a agitação social, o racismo e o terrorismo que esse governo incentiva”. Um anônimo diz: “Terrorista é terrorista em qualquer lugar. Se já foi julgado e condenado que o devolvam para que cumpra sua pena. Se o julgamento não foi justo, quem somos nós para fazer justiça a outro país, se nem no nosso conseguimos aplicá-la incondicionalmente e democraticamente…. Acoda Lula!!!! Acorda Tarso!!!!! Perdão, Italia!!!!”