Continua forte o ritmo
de procura por espaços de exposição na 16ª. edição da maior feira de agronegócio da América Latina, que será realizada no período de 27 de abril a 2 de maio próximo, em Ribeirão Preto/SP.
u Neste ano, a área de exposição da AGRISHOW foi projetada para ser maior que as edições anteriores. Serão 145 mil metros quadrados comportando cerca de 770 empresas e instituições que deverão apresentar mais de 2 mil produtos de tecnologia de ponta, além de serviços indispensáveis à agropecuária.
Está previsto um fluxo de 140 mil visitantes qualificados, que virão de várias regiões do País e do Exterior, interessados na realização de negócios – estimados em R$ 870 milhões. Durante a feira, serão promovidos cafés matinais com grandes produtores de cana, café, açúcar, grãos e agropecuária, visando potencializar, aos expositores, expressivas vendas de produtos e serviços.
O evento é uma iniciativa da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos em conjunto com a Abag – Associação Brasileira do Agribusiness, Anda– Associação Nacional para Difusão de Adubos e SRB – Sociedade Rural Brasileira. A promoção é da Reed Exhibition Alcantara Machado.
Para Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq, “o nosso otimismo se dá em razão da contínua procura por espaços dentro da AGRISHOW, o que sinaliza que as empresas do setor seguem acreditando na força do agronegócio brasileiro e que não podem ficar de fora de uma das três maiores feiras mundiais do setor.”
Aubert considera que o produtor brasileiro evoluiu muito, está mais bem informado, incorporou as tecnologias de ponta ao seu cotidiano, tornou-se mais experiente, seguro e preparado para os desafios. Lembra que “foi a agricultura que tirou os Estados Unidos da depressão de 1929 e restabeleceu o círculo virtuoso da economia americana e mundial. No Brasil, a agropecuária continua sendo a grande indutora do desenvolvimento dos demais segmentos econômicos e, na atual conjuntura, será o grande provedor mundial de alimentos.”
Aumento de área, melhoria da infra-estrutura
Os organizadores do evento assinalam que parte dos tradicionais e principais expositores tem solicitado ampliação de área para montagem de seus estandes. E há, também, grande procura de empresas que pretendem participar, pela primeira vez, da mostra. Os diversos segmentos do agronegócio estarão representados na AGRISHOW 2009, como tratores, colheitadeiras, implementos agrícolas, caminhões e implementos rodoviários, pickups, autopeças, fertilizantes sementes, defensivos agrícolas e demais insumos, silagem, irrigação, bancos, além de instituições como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Faesp, Embrapa, IAC, Apex, Universidades, Embaixadas, Câmaras de Comércio, Meios de Comunicação especializados, entre outras.
Contínuos investimentos em infra-estrutura estão sendo realizados, em complemento aos já feitos em 2008, como pavimentação, reforma de sanitários, melhor eficiência do sistema de captação de água, novo pátio de alimentação, reposicionamento de áreas administrativas, ampliação dos estacionamentos – agora com serviço VIP proporcionado por “valetes” -, visando mais conforto para os milhares de visitantes do evento. Um novo plano de segurança está sendo elaborado em conjunto com as autoridades policiais para maior proteção aos visitantes, dentro da feira e na área urbana de Ribeirão Preto. Durante a montagem da Agrishow, cerca de 5 mil empregos temporários serão criados.
Serviço:
AGRISHOW 2009 (Feira Internacional da Tecnologia em Ação)
Data: 27 de abril a 02 de maio de 2009
Local: Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste / Centro de Cana IAC – Rod. Antonio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto – SP
AGRISHOW 2009: www.agrishow.com.br