Acaba de ser adiada para o dia 25 de janeiro do próximo ano a inauguração da Agência Consular de Vitória, no Espírito Santo, marcada para o próximo sábado. O subsecretário da Farnesina para os italianos no exterior, senador Ricardo Merlo, devido a “inadiáveis compromissos institucionais” cancelou sua viagem ao Brasil poucas horas antes do embarque. A informação, transmitida de forma lacônica, é do porta-voz de Merlo, Ricky Filosa.
“Foi suspensa, no último momento, a missão no Brasil so subsecretário das Relações Exteriores, senador Ricardo Merlo” – diz o comunicado. “O senador deveria embarcar esta manhã num voo direto para a América do Sul via Madrid, para inaugurar a nova sede consular em Vitória, no Estado do Espírito Santo. Mas teve que cancelar, permanecendo em Roma por inadiáveis compromissos institucionais”.
O comunicado termina dizendo que, de qualquer forma, a agência consular de Vitória está funcionando já há algumas semanas e “está oferecendo regularmente serviços aos concidadãos”. E mais: “Não cancelada, mas apenas adiada. De fato, a missão foi reagendada para o dia 25 de janeiro de 2021”.
Merlo iria também ao Rio de Janeiro, no domingo, conforme informações anteriores. Sua visita a Vitória, segundo programa que já tinha sido elaborado, previa a chegada às 9h40min; encontro com o governador Renato Casagrande às 11 horas e, às 12 horas, inauguração da sede, prevista para o térreo do edifício por medidas de segurança sanitária. Às 16 horas, Merlo teria encontro com o prefeito eleito Lorenzo Pazolini.