u SÃO PAULO – SP – O ministro da Agricultura da Itália, Paolo De Castro, visita o Brasil neste início de dezembro (2007) para tratar de uma série de assuntos ligados à bio-energética, barreiras comerciais, fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Itália no setor de máquinas agrícolas, importação de bovinos.

PATROCINANDO SUA LEITURA

A chegada do ministro em São está prevista para o dia 3 de dezembro quando, às 12h30min., tem encontro marcado com a imprensa na sede do Consulado Geral da Itália, na Avenida Paulista. Da entrevista participarão ainda o embaixador Michele Valensise, o cônsul geral de São Paulo, Marco Marsilli, e Giovanni Sacchi, diretor do ICE – Instituto italiano para o Comércio Exterior.

Segundo comunica a assessoria do IC, depois da entrevista o ministro viaja pelo Brasil para conhecer diversos setores do agronegócio brasileiro. No dia 5, finalizando sua visita ao Brasil, o ministro italiano tem encontro marcado com o ministro Reinhold Stephanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

Ainda conforme o ICE, na coletiva à imprensa o ministro italiano tratará dos seguintes temas:

• Empresas do setor energético italiano querem investir no programa brasileiro do biocombustíveis.

• Barreiras sobre produtos alimentícios que limitam a entrada dos produtos italianos no mercado brasileiro. Setores mais dinâmicos: vinho, macarrão, molhos, azeite de oliva e embutidos

• Fortalecimento das relações comerciais no setor de máquinas agrícolas e acordos de Certificação.

• Importação de bovinos de Santa Catarina.

• Os alimentos que compõem a dieta mediterrânea, propagados na cultura italiana e destacados pelos benefícios à  saúde.

Consta que o ministro Paolo de Castro estará no dia 4 em Santa Catarina, para um almoço com o governador Luiz Henrique.