< ?xml:namespace prefix = o />

Evolução da escola internacional leva a desenvolvimento de nova identidade visual, sem romper com a tradição de ensino, que está sendo apresentada em campanha iniciada segunda-feira (02.07.2005)

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u BELO HORIZONTE – MG – Ao completar 30 anos de ensino, a Fundação Torino irá trocar a marca que a acompanha desde a sua fundação, nos anos 70. A efígie da estátua do cavaleiro Emanuel Feliberto na Piazza San Carlo, em Turim, dá lugar ao globo terrestre abraçado pelas iniciais “F” e “T” da escola internacional, criado pela agência Ancarc Comunicação. A nova logo já pode ser vista na grande campanha publicitária que foi lançada no início deste ano e que se estende até setembro, quando a escola celebra oficialmente a passagem dos 30 anos da primeira aula ministrada pela instituição.

A nova logomarca acompanha a modernização pela qual passou a instituição, que surgiu para atender os filhos de funcionários italianos da Fiat que vieram para o Brasil instalar a montadora de automóveis. Com três décadas de tradição de qualidade de ensino, a Fundação Torino hoje é uma escola internacional reconhecida pelas principais instituições de ensino européias e aberta a toda comunidade mineira desde 1992.

Emanuel Feliberto nasceu em Turim, em 1528, e ganhou fama e glória ao recuperar em combate os títulos de nobreza e propriedades tomados de seus pais pela França. Destacado por sua bravura, foi proclamado rei de Jerusalém em 1550 e morreu em glória em 1580. Sua estátua se localiza na Piazza San Carlo e é um marco da cidade de Turim.

A qualidade de ensino da Fundação Torino ultrapassou o espaço de suas salas de aula e, atendendo à demanda, abriu-se para a comunidade em 1992, aceitando alunos que não fossem necessariamente filhos de funcionários da Fiat. A marca original manteve o vigor, uma vez que ela adotou o formato de uma escola bicultural (Brasil-Itália).

Após a conclusão do curso médio, os alunos têm acesso direto às universidades da Comunidade Européia, como também estão aptos para prestarem vestibular no Brasil. Assim, novos conceitos e imagens passaram a ser associados à instituição que a marca não refletia completamente.

Assim, a nova logomarca faz essa passagem, agregando os valores tradicionais à internacionalização. As cores tradicionais, azul e amarelo, foram mantidas, mas com mais intensidade. E a palavra Torino recebe destaque nas peças, de forma a fazer a ligação entre os dois momentos da fundação.    

A Escola Internacional da Fundação Torino possui hoje mais de 600 alunos matriculados em seus cursos, que vão da Escola Materna (2 a 5 anos), elementar e ensino médio (liceo, técnico em turismo ou comercial). Todos os estudantes recebem formação bilíngüe (português e italiano) e contam com currículo reconhecido pelos ministérios da Educação tanto do Brasil quanto da Itália. Eles têm acesso ao longo da vida acadêmica ao aprendizado da informática, artes, música, filosofia, economia, direito e a novos idiomas (inglês e francês). Há ainda o centro de línguas, que oferece várias opções para o ensino do italiano.