CURITIBA – PR – Considerado um dos mais versáteis e não-convencionais designers da última metade do século que passou, o arquiteto italiano Gaetano Pesce profere palestra hoje (27/06/2011) no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento é uma realização da Associação de Decoração Ponto de Apoio e conta com produção da Planeta Brasil, e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer, Consulado Geral da Itália em Curitiba, Caixa Econômica Federal e Stop And Go Turismo. A entrada é livre.
Segundo divulgam os promotores, o o arquiteto e designer Gaetano nasceu em 1939 em la Spezia (Ligúria) e durante sua longa carreira tem expandido noções e estruturas do Novo Design Italiano em todo o mundo. Depois de estudar arquitetura e desenho industrial em Veneza no início da década de 60, passou a produzir trabalhos em pintura, escultura, filme, teatro, design e arquitetura, além de ser um dos fundadores do Grupo N, grupo de artistas envolvidos na arte emergente do movimento Bauhaus.

Em 1967, deixou a Itália para uma década de viagens pelo mundo. Paris, Japão e Nova Iorque fizeram parte do roteiro. A partir do lançamento das poltronas UP, em 1969, seu trabalho ficou conhecido como “idiossincrático”. A série, composta por sete cadeiras para diferentes usos (para crianças, adultos e casais), tinha design orgânico e apelo simples e confortável. A grande sacada, porém, estava no material usado: espuma de poliuretano, comprimidas a vácuo e envolvidas em envelopes de PVC. Quando esses envelopes eram “abertos”, as cadeiras expandiam-se para um tamanho normal.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Outras peças de destaque da autoria de Pesce são a cadeira e o pufe Sit Down, inspiradas no trabalho do escultor pop art americano Claes Oldenburg. O sofá New York Sunrise, de 1980, é uma representação direta do sol e horizonte, também em espuma de poliuretano. Além de movelaria, o profissional também trabalha com luminárias, como a Moloch, Luxo e Airport. Ele define seu trabalho como “objetos que apresentam tendência ou potencial para significado”. Suas peças foram produzidas por alguns dos maiores nomes internacionais do design, como a B & B Italy, Knoll, Cassina e Vitra.