Assembléia Legislativa de Minas Gerais homenageia Fundação Torino

Sessão solene no dia 5 de setembro em reconhecimento aos 30 anos de serviços na área de educação e cultura contará com autoridades políticas e diplomáticas

PATROCINANDO SUA LEITURA

 

u BELO HORIZONTE – MG – No próximo dia 5 de setembro, a Escola Internacional Fundação Torino recebe uma homenagem da Assembléia Legislativa de Minas Gerais pelos serviços prestados ao Estado nas áreas de educação e difusão cultural.  Haverá uma sessão solene, a partir das 20h, para entrega da homenagem ao presidente da Fundação Torino, Rafaelle Peano, com a presença de diversas autoridades da área de educação, política e economia. O embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, e o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Bryan Bolasco, são aguardados para a cerimônia.

< ?xml:namespace prefix = st1 />A Fundação Torino foi instituída em setembro de 1975 com o objetivo de garantir a continuidade dos estudos dos filhos de empregados italianos do Grupo Fiat que estivessem temporariamente residindo no Brasil na região metropolitana de Belo Horizonte, onde, um ano depois, seria instalada a montadora (Fiat Automóveis) e a fundição (Teksid). “A Fiat sempre se preocupou com a parte educacional, tanto que antes de construir o Grupo no Brasil, nasceu a Fundação Torino”, observa Peano.

Parceria do Governo da Itália com o Grupo Fiat, hoje, ela é uma escola aberta à comunidade contando com mais de 700 alunos da escola materna ao ensino médio e mais de 500 estudantes no Curso de Línguas. A Fundação Torino oferece da Scuola Materna, na qual crianças de dois a cinco anos são imersas em um universo de aprendizagem em duas línguas (italiano e português), criando a base segura para entrarem no mundo do conhecimento, ao ensino médio, humanista (Liceo) e técnico (Comercial ou Turismo), um ensino bicultural e bilíngüe. Seus principais diferenciais são a alfabetização em italiano e português, estudo avançado do inglês e espanhol, bem como matérias específicas: direito, economia, informática, música e arte. Seus alunos ao saírem do ensino médio têm ingresso nas universidades da União Européia com diploma reconhecido pelos governos italiano e brasileiro.

A instituição oferece um alto nível de formação, com mais de um terço dos estudantes concluindo o curso com notas superiores a 80. De 2002 a 2005, 81,7% dos alunos optaram por continuar os estudos em instituições de ensino superior brasileiras e 18,3%, em universidades no exterior.

Em linha com suas atividades pedagógicas, a Fundação Torino atua em projetos nas áreas cultural e histórica, como a parceria com a Estrada Real para mapeamento e resgate das identidades culturais de comunidades ao longo do caminho histórico na região de Nova Lima por estudantes do Instituto Técnico em Turismo, da escola.

Os alunos também desenvolvem atividades de incentivo à leitura, como o Atentado Poético, que já distribuiu mais de 1.300 livros e coletâneas em diversos pontos da capital mineira, e de preservação e divulgação das tradições musicais italiana e brasileira com as apresentações do seu coro infantil e juvenil.