Associação Itália-Brasil é lançada em Roma com o propósito de ampliar e fortalecer as relações entre os dois países

PORTO ALEGRE – RS – Promover um maior desenvolvimento cultural, econômico, institucional e social entre a Itália e o Brasil são objetivos da Associação Itália-Brasil, criada, nesta semana, em Roma. A entidade será presidida pelo deputado Fabio Porta, único parlamentar italiano eleito no Brasil, vice-presidente do Comitê Permanente para os Italianos no Exterior, na Câmara dos Deputados da Itália. Domenico Bosi será o secretário-geral.
 
Durante duas reuniões separadas, realizadas com os embaixadores Josè Viegas Filho e Gherardo La Francesca, chefes da diplomacia dos dois países, Porta e Bosi apresentaram as finalidades e o programa da Associação, bem como as primeiras iniciativas previstas para os próximos meses na Itália e no Brasil.
 
– A associação tem o propósito – segundo Fabio Porta – de interessar os ambientes políticos, econômicos, sociais e culturais italianos e brasileiros ao exame dos diversos aspectos das trocas mantidas entre os dois países, visando a sua ampliação e melhoramento. “Creio que seja fundamental – acrescenta o presidente da Itália-Brasil – assegurar um trabalho contínuo para o progresso de relações mais sólidas entre os dois países. É nossa intenção, ainda, promover e realizar estudos, programas de comunicação para a difusão do conhecimento, da imagem e da cultura da Itália no Brasil e do Brasil na Itália”.
 
São dois os pontos de força da Associação Itália-Brasil: o primeiro, uma estreita ligação com a Associação européia EUBrasil, com sede em Bruxelas, ponto de referência das relações institucionais e econômicas entre a Europa e o Brasil, com a qual já está programada uma missão  conjunta para o próximo mês de agosto. O segundo, a criação do Conselho Empresarial Itália-Brasil para promover uma maior cooperação industrial e econômica entre os dois países – em particular, nos setores de energia e energia alternativa, de infraestrutura, da defesa e das comunicações -, e de um conhecimento mais aprofundado do Brasil junto às empresas italianas e, ao mesmo tempo, das exigências que as mesmas possuem, visando o desenvolvimento mais profícuo da colaboração com as empresas brasileiras.

*Cláudia Rejane Turelly do Carmo é Assessora de Comiunicção do deputado Fabio Porta

PATROCINANDO SUA LEITURA