Participantes do Encontro dos Difusores do Talian em Serafina Corrêa, em novembro de3 2018. (Foto Desiderio Peron / Arquivo Revista Insieme)

A Associação dos Difusores do Talian – Assodita promove, nos dias 26 e 27 de novembro, o XXV Encontro Nacional dos Difusores do Talian (XXV Incontro Nassional dei Difusori del Talian). O evento será online e gratuito, transmitido pela página do radialista e apresentador do Filó Talian, Edgar Maróstica, no Facebook, e na plataforma oficial da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro no canal do Youtube. Para obter certificado de participação, devem ser feitas inscrições até 25 de novembro pelo site Assodita (aba ‘Novidades’).

Durante o encontro, serão feitas palestras sobre aspectos técnicos e jurídicos da lei de incentivo à cultura; ações voltadas ao patrimônio material e imaterial do Talian e o papel da Unesco na preservação da diversidade linguística. Haverá entrega do certificado Mérito Talian e apresentações culturais com o grupo musical Girotondo, o radialista Ernani Fasolo, além de Hilário Petroli, Laura Soccol e o Grupo de Teatro Miseri Coloni.

PATROCINANDO SUA LEITURA

Esse encontro também marca a finalização do primeiro módulo do Curso de Extensão Universitária de Língua Talian, realizado de forma inédita pela Assodita e pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro. Cem estudantes de diversos estados puderam acompanhar gratuitamente as aulas ao longo do semestre, feitas de forma síncrona pela plataforma Moodle da Unicentro. Para 2022, está prevista a oferta dos cursos de Língua Talian I, II e III, também de forma gratuita.

A transmissão online do Encontro Nacional de Difusores do Talian começará no dia 26, às 19h. No dia 27, o início da live está previsto para as 14h. A duração estimada do encontro é de cinco horas no total, somando os dois dias.

Realização – A promotora deste evento é a Associação dos Difusores do Talian – Assodita, e tem a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco) e o apoio de Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro. O encontro conta com a parceria de Contalian, Fibra-RS, Feibemo, Cevep, Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa e Cooperlate, e o fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.