Associação ‘Trevisani’ de Urussanga-SC comemora 25 anos de atuação e é homenageada pela Câmara Municipal


Após sessão na Câmara de Vereadores, atual diretoria prestou homenagens a sócios-fundadores e incentivadores durante jantar


 

A Associazione ‘Trevisani Nel Mondo – Sezione Urussanga’ foi agraciada no dia 10 de março com uma “Moção de Congratulações e Aplausos” durante a sessão da Câmara de Vereadores. O ato marcou os 25 anos de atuação da entidade em prol da cultura italiana na região.

PATROCINANDO A SUA LEITURA

A homenagem foi proposta pelo vereador Jair Nandi e acompanhada por dezenas de descendentes. A Moção foi recebida pelo presidente da associação, Eduardo Cechinel Bonetti o qual ressaltou o compromisso da entidade em difundir a cultura italiana em Urussanga.

“Moção esta recebemos hoje em nome de milhares de descendentes trevisanos que habitam aqui e na região. Dentre tantas famílias italianas que fundaram e colonizaram Urussanga, mais de cem eram de origem trevisana e se instalaram nas áreas rurais e exerceram papel de desbravadores. Bravos trevisanos. A ‘Associazione Trevisani nel Mondo – Sezione di Urussanga’ atuou de forma ativa nas ações culturais do município e da região entre a década de 90 e os anos 2000. A partir de 2009, iniciou-se um processo de renovação e acolhida de grupo de jovens, que permanecem atuantes até os dias atuais. Agradecemos ao nobre vereador pela indicação e homenagem à entidade”, pontuou.

Na ocasião, o vereador Jair Nandi destacou a atuação da entidade em ações culturais por meio da participação em eventos, uso de trajes típicos, valorização da gastronomia e inserção dos jovens na difusão das tradições.

Após sessão na Câmara de Vereadores, a atual diretoria promoveu um jantar no restaurante Pirago. “O objetivo deste encontro é celebrar os 25 anos de fundação desta entidade. Ao longo de duas décadas acumulamos motivos de sobra para comemorar”, frisou o presidente da ‘Trevisani’ de Urussanga, Eduardo Cechinel Bonetti.

Na oportunidade, ele enalteceu as principais ações desenvolvidas nos últimos anos como, por exemplo, a manutenção da memória dos antepassados por meio de pesquisas e ações, representantes jovens em eventos na Itália e intercâmbios, participação nas festas Ritorno Alle Origini com receptivo na casera, idealização do “Sabato in Piazza”, exposição alusiva aos 140 anos de Urussanga, participação em desfiles e ações culturais do município e região, mostra histórica em vinícola desativada, idealização do “Mercatino di Natale”, apresentação da peça teatral “Contos de Natal”, representatividade em conselhos, oferta gastronômica em festas de Urussanga, elaboração de projetos em editais estaduais, entre outras.

Na cerimônia, a entidade prestou homenagens a sócios-fundadores e incentivadores, reforçando o compromisso com a preservação de legados e renovação. Receberam troféus os sócios-fundadores Sergio Luiz Maccari, Luiz Bortolin, Arlete Zannin, Janio Meneghel, Rogério Cechinel, Luiz Eugênio Bettiol, Ester Zanellato, Glória de Pellegrin, Jahir Meneghel, Jaimar Meneghel, Gilmar Trento, Valdecir Miotello e Celso Possamai. O trabalho de pesquisa dos sobrenomes e cidades de origem feito por Ester foi enaltecido durante a entrega.

Também receberam troféus, como incentivadores, vereador Jair Nandi, Comitato Veneto di Santa Catarina – Comvesc, associação ‘Bellunesi nel Mondo – Famiglia di Urussanga’grupo de canto ‘Va Pensiero’, de Morro da Fumaça. Bandeiras de Treviso foram entregues aos descendentes mais velhos, Armando Bettiol e Jahir Meneghel.

Ainda durante o jantar, a entidade fez o lançamento oficial do projeto audiovisual “Saga Trevisana no Sul do Brasil”. Financiado pela entidade com recursos obtidos através de ação gastronômica na Festa do Vinho de 2019, a ação visa resgatar e registrar as histórias das famílias de imigrantes italianos que desbravaram a região Sul de Santa Catarina no final do século XIX.

Um trailer expôs uma prévia do trabalho por meio de trechos dos depoimentos de descendentes das famílias Serafin, Meneghel, Benincá, Bettiol, Bortolin, Dagostin e Collodel. Em 2020, os conteúdos individuais de cada gravação serão publicados no canal da entidade no Youtube.